![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 1 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5632/53fa/e58e/ce75/6100/0030/newsletter/PORTADA_KUP_EL_GDLP_15.jpg?1446138862)
-
Arquitetos: Etienne Lefranc, Gonzalo de La Parra
- Área: 319 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nico Saieh
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 9 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5632/5446/e58e/ce75/6100/0032/newsletter/KUP_EL_GDLP_57.jpg?1446138938)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda surge a partir de uma pesquisa realizada pela cliente na Itália, Espanha e Noruega, que busca implementar a metodologia educativa "Reggio Emilia" (Itália, 1945), no Chile, a qual dentro de sua proposta inclui dois conceitos detonantes que incidem no desenvolvimento da infância. A criança como protagonista e o espaço como terceiro professor. Estes princípios foram fundamentais para conceitualizar e dar forma ao projeto final.
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 14 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5632/54da/e58e/ce75/6100/0036/medium_jpg/KUP_EL_GDLP_10.jpg?1446139086)
O referente inicial é o artefato Mapuche definido como "Kupulwe".
"(...) As crianças que não aprenderam a caminhar ainda são chamadas de "guaguas", e como o milho, antes do vencimento, se forem transportados por suas mães na Kupulwe; sempre envoltas e em pé, terão a opção de olhar ao redor para que possam contemplar a vida. A postura ereta as mantém em alerta e estimuladas pelos eventos que cercam (...)" Exposição do Museu Chileno de Arte Pré-Colombina, 2012
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 6 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5631/5c68/e58e/ceb4/c400/0563/newsletter/Mujer_Araucana_en_el_telar_y_con_su_hijo_en_el_kupulwe.jpg?1446075487)
Conceitualmente, o projeto propõe a si próprio um artefato de estimulação e experimentação onde o protagonista é o bebê. Para alcançar esses objetivos a luz natural age como uma conselheira em relação ao tempo e caminho do sol. As salas de aula são configuradas de acordo com a escala da criança, as atividades e os materiais a serem utilizados pelos professores no desenvolvimento do processo de treinamento.
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 13 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5632/5499/e58e/ce2d/5800/0046/medium_jpg/KUP_EL_GDLP_40.jpg?1446139019)
O projeto foi realizado em uma casa existente no bairro de La Reina, Santiago, onde é implementada uma envolvente capaz de melhorar o comportamento térmico e lumínico. Algumas paredes originais de alvenaria permaneceram como vestígios maciços em uma nova estrutura de madeira, incorporando exigências térmicas e de iluminação necessárias para criar espaços de conforto ideais para o desenvolvimento de instituições educacionais.
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 11 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5632/5481/e58e/ce75/6100/0033/newsletter/KUP_EL_GDLP_43.jpg?1446138996)
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 17 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5631/5ea0/e58e/ceb4/c400/0570/newsletter/detalle_(1).jpg?1446076049)
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 3 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5632/54c0/e58e/ce75/6100/0035/newsletter/KUP_EL_GDLP_20.jpg?1446139059)
A partir de referências construtivas nativas, o projeto propõe, por exemplo, referências estéticas do vestido das "machi" Mapuches: o uso de grandes mantos negros como pano de fundo para as fitas coloridas que são determinadas de acordo com a época ou evento a celebrar.
![Kupulwe / Etienne Lefranc + Gonzalo de La Parra - Imagem 22 de 22](https://images.adsttc.com/media/images/5633/8fef/e58e/cea3/d300/0003/newsletter/Axonom%C3%A9trica.jpg?1446219754)
O zinco em forma de ondas funciona como uma capa que cobre grande parte do projeto com intervenções coloridas. O conteúdo interior leva referências dos sistemas construtivos dos Mapuches como espaços acolhedores e constituídos por materiais nobres como é o caso da madeira bruta.