Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 2 de 49Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 3 de 49Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 4 de 49Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 5 de 49Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Mais Imagens+ 44

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2234
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Luzarq, panoramah!®
  • Autores: Vicente Gouveia, Nuno Poiarez, Pedro Afonso
  • Colaboradores: Margarida Pereira, Inês Stoffel, António Teixeira
  • Engenharia Estruturas: A3R
  • Instalações: FLUI MEP
  • Cidade: Vermoim
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 30 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Edificado em 1881, em Vermoim - Vila Nova de Famalicão, o Palácio da Igreja Velha foi durante muitas décadas a mansão de uma importante propriedade rural, “ao estilo barroco com duas torres acasteladas e uma capela anexa, a capela S. Francisco de Assis de estilo neogótico”.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 35 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Com a introdução de vários acrescentos e volumetrias que foram descaracterizando este complexo, vários desafios se colocaram neste projeto, ao nível dos aspectos construtivos e funcionais.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 31 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

A intervenção da Visioarq afirmou a valorização do conjunto através da recuperação volumétrico-espacial, da reparação dos elementos construtivos degradados e das assimetrias criadas ao longo da sua história. A ampliação, com um novo volume edificado para a realização de eventos, complementar ao uso do palácio, foi também um objetivo elencado para este projeto.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 17 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

A preservação deste patrimônio inserido na "paisagem cultural" local foi possível com critérios de recuperação exigentes, que integraram o novo volume. Este nasce, pois, abraçado pelos elementos confinantes da antiga estrutura, respeitando alinhamentos, promovendo e reforçando o eixo pedonal que atravessa todo o centro do palácio e terminando num volume saliente em consola que serve de recepção aos visitantes do Palácio da Igreja Velha.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 38 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

O contraponto antigo/novo afirmou-se pela mistura entre materiais da região e outros mais atuais com processos construtivos originais, mantendo uma harmonia cromática e volumétrica na paisagem. O aço corten que reveste grande parte do edifício, o granito, a madeira e o betão dão corpo ao conceito inspirado nos antigos espigueiros da região.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 46 de 49
Planta Baixa - Térreo

O espigueiro é uma tradicional estrutura rural, normalmente de pedra e madeira, com a função de secar o milho  através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo, protegê-lo da destruição por roedores através da elevação do solo. No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte e são alvo de interesse etnográfico e turístico.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 23 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

A relação interior/exterior afirmou-se pelos grandes envidraçados,sem comprometer a eficiência energética do edifício. É neste âmbito que se introduziu o ripado em madeira - evocando os espigueiros da região - assim como a pala assimétrica em dois planos, que demarca a entrada do edifício de eventos, numa transição feliz entre o interior/exterior.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 18 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Finalmente, para os arranjos exteriores, capitalizou-se a variedade de vegetação existente pela demarcação de percursos e praças em pedra de granito, numa atitude contemplativa da paisagem circundante.

Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos - Imagem 39 de 49
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4770 Vermoim, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Palácio Igreja Velha / Visioarq Arquitectos" [Igreja Velha Palace / Visioarq Arquitectos] 28 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776109/palacio-igreja-velha-visioarq-aquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.