- Área: 120 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joana França
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mudando o foco dos eventuais intrusos para os utilizadores diários, podemos conceber uma portaria como o primeiro espaço coletivo do condomínio, uma sala de visitas à escala urbana.
O projeto que aqui apresentamos foi desenvolvido a partir dos três universos internos com que esta portaria interfere diariamente: a densa fauna e flora na qual se insere; a vista de todos os lotes do condomínio que, mais altos, a veem desde cima; os moradores e utilizadores que atravessam diariamente os seus portões.
Transformando a cobertura em lago respondemos aos dois primeiros (o eco-sistema é recompleto, com pássaros ali voltando para beber, comer e refrescar, e a vista desde cima é um agradável espelho de água refletindo o céu aberto).
Inserindo um discreto periscópio na espessura aparente da laje, incluímos os moradores e utilizadores diários no processo. Quando param na portaria, veem por reflexo e na janela rasgada à sua direita, toda a água, fauna e flora sob a qual passam.
De “entrada proibida” a “bem-vindo”, através de um lago e um periscópio.