OVD 919 / SAOTA

OVD 919 / SAOTA - Mais Imagens+ 14

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos: SAOTA; SAOTA
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
© Adam Letch

Programa

O programa era criar uma casa espetacular que encapsulasse as vistas 360 graus das montanhas e do mar. Embora a paisagem exterior fosse primordial, isso precisava ser cuidadosamente equilibrado com a privacidade interna necessária. As áreas de estar deveriam ter a planta aberta - melhorando a vida cotidiana. "A arquitetura deveria focar na criação de um edifício contemporâneo, minimalista e escultural", disse Tamaryn Fourie, associado sênior e membro da equipe de projeto.

© Adam Letch

Terreno

O terreno está magnificamente posicionado no cume da montanha abaixo de Lions Head, com vista para a Ilha Robben a Norte e Camps Bay e Twelve Apostles para o Sul.

© Adam Letch

Abordagem

Trabalhando com um terreno relativamente íngreme e o fato que a fronteira sul é compartilhada com um Parque Nacional, o projeto assumiu uma abordagem sensível. Os espaços secundários foram posicionados nos níveis inferiores com o cuidado de limitar a escavação. A partir da estrada esses níveis são ocultados por uma grande parede faceando a paisagem a Norte - seu design angular personalizado alcança um resultado natural. Aberturas estrategicamente posicionadas na paisagem permitem a entrada de luz natural e ventilação nos dormitórios e os vidros são recuados, e portante escondidos.

© Adam Letch

"Na chegada, no nível intermediário, o observador é atraído através da garagem com pé-direito duplo e paredes grafitadas em direção ao fosso de luz, com o toque de paisagismo emanado da área envidraçada de entrada além. Escadas esculturais revestidas de madeira envolvem um elevador de vidro posicionado centralmente, levando aos níveis superiores da casa ", diz Philip Olmesdahl, diretor do escritório SAOTA e membro da equipe do projeto. O edifício é limitado a apenas dois andares acima do cume. As principais áreas de estar, o terraço da piscina e o jardim estão abaixo com os dormitórios da família estrategicamente posicionados no nível superior para conferir privacidade.

© Adam Letch

As 'camadas' da casa permitem diferentes experiências em espaços diferentes. A partir das escadas principais a linearidade do bar revestido em bronze leva ao "coração da casa" - a cozinha. Ela, por sua vez passa para a sala de jantar e o salão de Verão com seu teto elevado de concreto nervurado. O Salão de Inverno também é adjacente à cozinha, mas seu teto é mais baixo - enquadrando a vista - que, juntamente com a lareira posicionada centralmente, cria um espaço íntimo para encontros mais informais.

Corte

"Ao longo deste nível as fronteiras são borradas e há uma continuidade maravilhosa entre a vida interna e externa - é uma casa para todas as estações e trabalha com o humor do clima e a paisagem circundante", disse Tamaryn Fourie. Os grandes espaços tipo galeria enfatizam o magnetismo do terreno e o seu pano de fundo, sempre presente, de montanhas e mar.

© Adam Letch

Um pátio "corta" as áreas principais de estar - sua forma e material garantem um espaço tranquilo e protegido. A base da água é vidrada para colher a luz refratada na garagem abaixo. A tela de aço corten reflete a luz internamente ao mesmo tempo que oferece privacidade ao dormitório no nível acima.

© Adam Letch

"A aparência dos dois andares superiores - quando vistos externamente - é de vigas monolíticas de concreto branco. Seu peso é acentuado quando parecem "flutuar" nas fachadas leves envidraçadas", diz Joe Schützer-Weissmann. Com um número limitado de paredes e pilares esta casa trabalha muito com a vista - mesmo os painéis de vidros têm montantes reduzidos sempre que possível.

Planta Baixa

Um beiral de concreto nervurado pré-moldado cria continuidade entre os espaços de estar com todos os serviços sendo cuidadosamente coordenados de forma a desaparecer dentro dos recuos. Todo o concreto usinado foi lançado usando uma mistura de concreto branco personalizado. Uma vez curado este foi jateado para revelar um fino - cuidadosamente selecionado - agregado resultando numa aparência robusta e imperfeita. O beiral fino do telhado de zinco também é delicado em contraste com as vigas maciças abaixo e aparenta pairar acima do nível superior.

© Adam Letch

Os pisos de concreto polido de ambas as áreas de estar internas e externas garantem a sua continuidade sem costuras. A atemporalidade do carvalho natural é celebrada e combinada com elementos  inserções de bronze no piso dos quartos e em toda marcenaria interna. O dormitório principal, no nível superior, é afastado da limite para aumentar a privacidade dos caminhos de montanha. "Uma grande floreira no quarto principal reitera a importância do ambiente natural e sua conexão com as vistas para o mar além", observou Philip Olmesdahl.

© Adam Letch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "OVD 919 / SAOTA" [OVD 919 / SAOTA] 06 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774590/ovd-919-saota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.