Casa 3 / Coy Yiontis Architects

Casa 3 / Coy Yiontis Architects - Mais Imagens+ 20

Balaclava, Austrália
  • Construção: Rosa Coy
  • Marcenaria: Ross O’Brien, John Tobias, Daniel Norton
  • Engenharia Estrutural: Greer Consulting Engineers
  • Cidade: Balaclava
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Clarke

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma e construção de anexo desta casa de dois pavimentos foram projetadas para acomodar uma família de oito pessoas em um terreno relativamente modesto dentro de um contexto urbano denso. Um dormitório para cada uma das quatro crianças, um para os pais e outro de hóspedes que pode abrigar os avós, além de generosos espaços de estar e uma piscina foram questões chave para o desenvolvimento do projeto. . 

© Peter Clarke

Localizada em uma paisagem urbana histórica relativamente intacta da Balaclava, o projeto necessitava de uma abordagem que restaurasse a presença da rua do revestimento vitoriano original, corroído pelo tempo e adicionasse o espaço necessário para a família. A estratégia era dividir a casa em dois edifícios discretos, antigo e novo, separados por um grande pátio central e reconectado através de pontes envidraçadas. O pátio com a piscina confere ao novo edifício seu 'aspecto nódico' e é concebido como uma extensão dos espaços comuns da casa que estão em três laterais do seu entorno. Ele também concede ao antigo edifício uma autonomia formal.

© Peter Clarke

O corpo original do edifício foi removido até que permanecessem os elementos estruturais e demais elementos que poderiam ser aproveitados, a área ocupada no terreno é reduzida para formar um novo elemento independente em sua frente. O exterior foi cuidadosamente restaurado para evidenciar seu caráter vitoriano original. Internamente, os espaços da antiga casa foram reconfigurados para se tornarem um escritório, sala de estar com biblioteca e quarto de hóspedes. O volume da estrutura original foi explodido no novo layout para ciar um grande espaço de estar. 

© Peter Clarke

Um novo edifício de dois pavimentos com revestimento de madeira foi construído nos fundos da propriedade frente à antiga casa, e à piscina e pátio interno. Sua forma angulada, iniciada como uma resposta às restrições de planejamento, envolveram uma geometria sutil que moldou a envoltória e influenciou a planta de ambos os edifícios. Os dormitórios das famílias estão no pavimento superior. No térreo, uma planta aberta irregular dos espaços de estar permeiam grandes núcleos de serviços. Uma conexão em vidro com um sofá embutido construído em uma de suas laterais faz fronteira com a piscina e aproveita o sol da manhã.

Planta Baixa

A entrada original foi desviada para um nova sequência de acesso, a partir da rua, descendo pelo lado oriental da casa original e para dentro do pátio central. Neste ponto, é possível se sentir abraçado pela casa. Grandes panos de vidro em três das fachadas do pátio permitem vistas para todas as partes do térreo. A entrada da casa é através da sólida 'porta da frente' para dentro do novo edifício. Quando o tempo permite, os painéis de vidro deslizam para as laterais e abrem a casa completamente para o exterior, integrando os espaços internos e externos. Pisos em travertino exaltam essa integração, uma vez que é o mesmo material utilizando tanto para áreas internas como externas. Revestimentos em madeira nos forros e em alguns painéis internos conferem aconchego aos ambientes.

© Peter Clarke

Esta não é uma casa grande. Planejamento atencioso e integração dos interiores e exteriores alcançam uma generosidade e uma variedade de espaços comuns para a família em contradição com o tamanho real do edifício. Áreas privadas são contidas e humildes. É uma residência urbana que funciona adequadamente para uma família de várias gerações e suas necessidades diferentes.

© Peter Clarke

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 3 / Coy Yiontis Architects" [House 3 / Coy Yiontis Architects] 19 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765395/casa-3-coy-yiontis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.