Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 2 de 28Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 3 de 28Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 4 de 28Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 5 de 28Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Mais Imagens+ 23

  • Engenheiro Estrutural: OTCE bet
  • Engenheiro De Desenvolvimento Sustentável: Inddigo hqe
  • Cozinha Integrada: Fisher
  • Cliente: DUMEZ
  • Custo: € 16 570 000 excl VAT
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 18 de 28
© Vincent Fillon

Maison d’accueil de l’enfance Eleanor Roosevelt é um centro residencial de emergência gerido pelo departamento local do bem-estar infantil (Aide Sociale à l’Enfance - ASE) em Paris. Proporciona um abrigo de emergência a menores de idade sob tutela legal.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 16 de 28
© Vincent Fillon

O objetivo principal do centro é proporcionar às crianças e adolescentes apoio prático, educacional e psicológico. Mover o centro de sua localização atual ao distrito 14, permitirá um aumento em sua capacidade e uma ampliação dos serviços que o centro oferece. A Semavip, uma empresa semi-pública, está encarregada do desenvolvimento da zona, que já conta com um cinema, uma área residencial e um parque, jardin public Serge Gainsbourg, que abriu suas portas ao público no verão de 2010.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 17 de 28
© Vincent Fillon

A origem do programa:

Um centro residencial de emergência funciona como um abrigo para crianças e um lar de cuidado, onde os jovens sentem-se bem-vindos, protegidos e atendidos. É também um lugar de transição, onde incentiva-se a criação de vínculos familiares com calma e supervisão.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 11 de 28
© Vincent Fillon

A noção de "emergência" não deve ser percebida pelas crianças, já que elas devem sentir-se tranquilas: este é um lugar onde, finalmente, podem sentir-se completamente seguras. É também fundamental que se faça tudo o que for possível para assegurar que suas necessidades educativas sejam cumpridas. 

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 21 de 28
Planta Térreo

Com tudo isso em mente, os arquitetos projetaram o abrigo em forma que cada piso seja ocupado por um grupo de certa idade, onde as necessidades de todas as crianças, desde os momentos de tranquilidade, até os momentos de atividade em grupo sejam respeitados.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 3 de 28
© Vincent Fillon

Tom Arquitetônico:

Existem duas limitações no local. Em primeiro lugar, o núcleo do terreno está orientado para o norte. Em segundo lugar, o programa arquitetônico é altamente denso e não se adapta facilmente aos principais planos de desenvolvimento da zona. Isso poderia resultar em uma severa falta de luz no edifício.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 14 de 28
© Vincent Fillon

Por conta disso, os arquitetos desenharam uma estrutura em forma de "L" com níveis escalonados no centro, que permitem grandes terraços recreativos em cada piso. Este sistema de camadas facilita a entrada de luz natural e permite amplas vistas no coração do edifício.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 22 de 28
Planta Primeiro Piso

Contudo, para otimizar ao máximo a entrada de luz natural, os arquitetos decidiram posicionar os edifícios em torno de jardins delimitados por suas fachadas principais ao lado sul e oeste.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 15 de 28
© Vincent Fillon

Gestão do Espaço:

Já que o edifício é aberto ao público, a organização do espaço é muito complexa. Cada piso é entendido como uma unidade própria, com uso específico e, portanto, com suas próprias regulamentações de saúde e segurança.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 6 de 28
© Vincent Fillon

A creche no quinto pavimento insere-se na classificação R (do código francês de normas para as instalações de educação), enquanto que as salas de tratamento e cuidados com a saúde, que se encontram no térreo e no quarto piso, entram na categoria T (código francês de normas para instalações sanitárias). A dificuldade surge a partir da gestão de diferentes e estritas regulamentações de saúde e segurança e, de manter uma identidade única em todo o edifício. Por exemplo, o pátio da creche é privado e seguro, se utiliza de grandes vasos com árvores em toda a área.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 10 de 28
© Vincent Fillon

Este tipo de instituição está sujeito a constantes mudanças, não só durante a vida útil do edifício em si, mas também em todas as etapas do projeto. Com isso em vista, os arquitetos projetaram o edifício como uma matriz que permite amplas possibilidades de mudança durante as diversas etapas de estudos do projeto. Por exemplo, os grandes corredores não foram desenhados apenas como passagens, mas também podem ter outros usos caso seja necessário.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 4 de 28
© Vincent Fillon

Espaço Interno e Escolha de Materiais

Para manter uma sensação aconchegante ao longo do projeto, uma demanda colocada aos arquitetos foi desenhar a sinalização e mobiliário interior. O contato regular com o pessoal permitiu a criação de uma sinalização poética e divertida. Também postou-se por fazer da escada principal um importante ponto central, como em um sobrado. Foi dada ênfase na concepção de finalidade mobiliário construído.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 13 de 28
© Vincent Fillon

O muro da fachada é de madeira emoldurada em metal enquanto que os pilares, vigas e solo são de concreto. A estrutura de concreto de vigas e pilares em toda a construção permitem um certo grau de flexibilidade. Foi necessário assegurar que todos os departamentos possam funcionar de forma independente nos diferentes pisos.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 27 de 28
Corte A

Os elementos exteriores pré-fabricados de concreto foram feitos com cimento branco sem eletrodos, portanto, o concreto  é auto-limpante e não vai ter sua cor alterada com o tempo, mantendo assim seu aspecto original.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 5 de 28
© Vincent Fillon

A escolha de um material auto-limpante é importante para combater o clima e a contaminação gerada pelo intenso tráfego - por perto passam as principais vias circundantes de Paris - que poderiam descolorir o exterior.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 28 de 28
Corte B

Persianas de cor de ouro são utilizadas para proteger os espaços do sol e garantir a privacidade dos usuários. Cimento branco, persianas de cor de ouro e ferro preto são utilizados em todas as fachadas, reforçando o sentimento homogêneo ao longo de todo o centro.

Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons - Imagem 7 de 28
© Vincent Fillon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porte des Lilas, 75019 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Bem-Estar para Crianças e Adolescentes / Marjan Hessamfar & Joe Vérons" [Welfare Centre for Children and Teenagers / Marjan Hessamfar & Joe Vérons] 16 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765064/centro-de-bem-estar-para-criancas-e-adolescentes-marjan-hessamfar-and-joe-verons> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.