- Área: 7550 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Paco Ulman
-
Fabricantes: Parmet
Introdução
A reconstrução dos edifícios de banho históricos feitos de barro na zona da praia de Pärnu como um spa moderno, incluindo, ainda, a adição de um hotel e um restaurante ao longo do passeio costeiro.
Breve Descrição
Considerados hoje um dos mais representativos edifícios da cidade, os edifícios de banho históricos feitos de barro de Pärnu situados junto ao mar e orientados em direção à cidade, são uma construção de estilo neoclássico terminada em 1927.
O objetivo do projeto era combinar de maneira adequada o monumento histórico existente com uma intervenção nova, de estilo contemporâneo, considerando a paisagem do parque circundante e injetando vida na área adjacente.
O edifício histórico abriga um spa com piscinas, salas de tratamento corporal, um centro de saúde e quatro quartos de hotel, enquanto a nova intervenção, anexada à fachada do edifício que está de frente para o mar, abriga um restaurante, uma área de recepção e um salão de conferências no térreo, além de 68 dormitórios de hotel no primeiro e segundo pavimentos.
Descrição do Projeto
A proposta tem como objetivo preservar, restaurar e expor ao máximo os espaços e detalhes que conformam o edifício original, enquanto que a incorporação de novas funções complementa os usos originais pela modernização dos serviços de tratamento corporal. Os pontos de contato entre o edifício antigo e o moderno foram feitos da maneira mas delicada possível.
Os espaços públicos abertos estabelecidos ao longo do passeio costeiro dão lugar a uma transformação fundamental: a revitalização de uma área majoritariamente desertificada. Ao nível da rua, o edifício novo introduz um terraço para o restaurante, enquanto que um espaço de área verde conduz até a praia.
Em termos gerais, o princípio básico da intervenção arquitetônica pretende que o edifício novo e o antigo permaneçam separados. O resultado é um bloco fechado que se insere dentro do plano geral proposto pelo arquiteto Olev Siinmaa nos anos 30, o qual contempla o desenvolvimento do complexo por etapas e a partir da incorporação de pátios. O volume resultante estabelece uma relação com os edifícios modernos ao longo da costa, característicos da área praiana de Pärnu.
A extensão total da obra se divide em um térreo aberto, cujo acabamento usa de uma gama de cores escuras, e dois superiores, de caráter privado, com dormitórios de hotel compostos por uma gama de cores vivas.
Todos os quartos são espaçosos e, graças a sua orientação, oferecem vistas da paisagem, da praia e do parque. As varandas formam uma camada exterior contínua ao longo de todo o perímetro exterior do edifício. Um dos lados de cada uma das varandas avança para fora, criando um espaço mais profundo na sacada e resultando em um tratamento de superfície que confere um caráter de dobradura para a aparência global da fachada do edifício. Ripas verticais de alumínio articulam as dobras do volume e contribuem com a privacidade de cada varanda.
Aspectos Sustentáveis
No edifício histórico tentou-se preservar sempre que possível a organização original dos dormitórios, dando um acabamento adequado para as superfícies e detalhes arquitetônicos.
A cobertura das varandas do novo bloco evita que os raios solares incidam nos quartos durante a temporada de verão, reduzindo assim os custos com aclimatação.
O volume do edifício é compacto, não possui protuberâncias significativas, e a área da superfície da casca exterior do edifício foi conservada no menor tamanho possível: isto permite reduzir a perda de calor através do perímetro exterior durante as estações frias.