Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 2 de 30Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 3 de 30Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 4 de 30Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 5 de 30Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: 3RW Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cecilie Bannow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Norsk Spon
  • Cliente: SIB (Studentsamskipnaden i Bergen)
  • Paisagismo: Smedsvig Landskapsarkitekter
  • Engenharia: Multiconsult AS
  • Construtores: Faktor Industrier AS, Norsk betontindustri AS
  • Número De Unidades: 727
  • Cidade: Bergen
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 12 de 30
© Cecilie Bannow

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Moradia Estudantil Grønneviksøren é uma tentativa de responder a um grande desafio que vem crescendo nas cidades atualmente. Como podemos criar uma arquitetura sustentável para um grande número de pessoas - neste caso, os estudantes - que precisam de moradia na cidade com um baixo orçamento?

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 7 de 30
© Cecilie Bannow

Descrição

Grønneviksøren, como uma área de transformação, está localizado fora do centro da cidade de Bergen, a 20 minutos caminhando. É composto por 16 diferentes grupos de construção com altura variável de até 8 pavimentos. O projeto é realizado como dois blocos construídos separados. Ele possui uma conexão aberta e visual para as áreas circundantes e para a cidade. Os edifícios estão conectados com galerias externas voltadas para os pátios internos abertos. As galerias externas possuem 3 metros de largura, o que as torna zonas semi-públicas. Com capacidade total de cerca de 750 estudantes, o projeto teve um impacto positivo sobre aluguéis de pequenas unidades em Bergen.

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 11 de 30
© Cecilie Bannow

Aspectos sustentáveis:

 -As emissões totais de CO2 foram reduzidas em menos de 50% em relação às construções tradicionais;
-Os apartamentos estudantis em Grønneviksøren possuem baixo consumo de energia - menos de 150 kWh/m²/ano;
-Ambientalmente amigável devido à infraestrutura de aquecimento local;
- "Projeto Sem Carros";
-Produção de unidades habitacionais de alta tecnologia, com todas as instalações técnicas instaladas de fábrica, produzidas na Noruega.

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 23 de 30
Diagrama

Modular, mas diverso

Os apartamentos estudantis Grønneviksøren estão localizados em uma área de transformação na periferia do núcleo da cidade de Bergen. Para garantir ao projeto uma conexão global, clara e aberta com o entorno, a estrutura de apartamentos é dividida em dois blocos separados (quadras) que consistem em 16 edifícios diferentes. Os blocos permitem o acesso livre aos os pátios verdes que servem aos apartamentos e ao público. O complexo oferece 704 unidades pequenas para uma renda acessível. As unidades são módulos pré-fabricados, tudo sai da fábrica para o terreno. Hoje, cerca de 730 alunos residem nas unidades individuais, duplas, coletivas e familiares.

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 8 de 30
© Cecilie Bannow

Os 16 edifícios têm alturas que variam de 4 a 8 pavimentos e são moldados individualmente mediante a realização de uma mistura cuidadosa de dois tamanhos diferentes de módulos (profundidades). Ao usar diferentes tamanhos de janelas, diferentes painéis e cores na fachada, ele quebra a monotonia de um sistema de construção modular e dá ao conjunto um aspecto mais animado. O resultado está longe do que se poderia esperar de um projeto modular deste tamanho. 

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 3 de 30
© Cecilie Bannow

Os edifícios são conectados entre si através de galerias externas, com sentido aos pátios verdes. A largura das galerias permite o acesso às unidades habitacionais individuais, bem como uma espaçosa área comum para os moradores. Os 16 terraços em diferentes locais são acessados através das galerias e fornecem áreas adicionais para encontros e atividades sociais. Entre as unidades privadas e os pátios públicos, as galerias e terraços desempenham um papel importante que é crucial para a prosperidade de ambas as partes. Os apartamentos estudantis Grønneviksøren representam um dos maiores edifícios modulares da Europa. Com a sua composição de baixo custo e variada, representa um marco para projetos de construção de pré-fabricados.

Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter - Imagem 26 de 30
Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bergen, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Estudantil Grønneviksøren / 3RW Arkitekter" [Grønneviksøren Student Apartments / 3RW Arkitekter] 16 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763611/apartamentos-para-estudantes-gronneviksoren-3rw-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.