Palestra com o arquiteto Robert de Paauw na Escola da Cidade

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade promove na quarta-feira, dia 11 de março, às 18 horas, uma palestra com o arquiteto, urbanista e paisagista Robert de Paauw, que abordará o tema "Resgate das oportunidades no meio ambiente e a paisagem urbana”.

O arquiteto catalão e belga Robert de Paauw vai propor um recorrido por várias intervenções realizadas pelo seu escritório nos últimos anos, tanto na Espanha quanto no Brasil, com foco no desenho urbano, no meio ambiente e no resgate da paisagem, principalmente em áreas precárias como, por exemplo, a que está sendo desenvolvida neste momento em Campo Limpo, dentro do programa Renova SP da Prefeitura de São Paulo (Programa de Urbanização de Favelas).

O desafio do landscape designer, hoje em dia, é o de reconstruir, juntar as pegadas das paisagens na qual intervém. Os elementos vegetais, os traçados dos antigos caminhos, os percursos das águas, o patrimônio arquitetônico, os assentamentos humanos, são as testemunhas destas paisagens que consolidam a identidade dos lugares. Assim, é importante respeitá-los e entender a função espacial, histórica e social do território até o momento. Resgatar o espaço e seu patrimônio do esquecimento, e voltar a incorporá-los nas pautas contemporâneas dos novos planejamentos. 

Robert de Paauw é arquiteto, urbanista e paisagista. Sócio fundador do escritório JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW ARQUITECTES, baseado em Barcelona. Atualmente dirige a sede do escritório em São Paulo onde está desenvolvendo projetos de requalificação urbana e ambiental dentro do programa RENOVA SP. Foi professor convidado em várias universidades, como Penn Design, Roma Tre, Escola Tècnica Superior de Arquitectura de Barcelona, Escola Galega da Paisaxe, FAUUSP. Atualmente é professor na Escola da Cidade. Entre as premiações recebidas, o escritório conta com o Prêmio Europeu do Espaço Público Urbano 2012, pela reabilitação do Morro da Rovira e o XII Premio da Associação de Parques e Jardines Públicos de Espanha, pelo Plano Diretor do Parque Miguel Servet, Huesca.

Palestra com o arquiteto Robert de Paauw 

  • Data: 11 de março, quarta-feira
  • Horário: 18 horas
  • Local: Auditório da Aliança Francesa
  • Endereço: Rua General Jardim, 182
  • Mais informações:www.escoladacidade.edu.br

  • Título

    Palestra com o arquiteto Robert de Paauw
  • Website

  • Organizadores

  • De

    11 de Março de 2015 06:00 PM
  • Até

    11 de Março de 2015 08:00 PM
  • Onde

    Escola da Cidade
  • Endereço

    Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-011, Brazil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra com o arquiteto Robert de Paauw na Escola da Cidade" 09 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763355/palestra-com-o-arquiteto-robert-de-paauw-na-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.