Apos2 / Apostrophy’s

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 2 de 33Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 3 de 33Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 4 de 33Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 5 de 33Apos2 / Apostrophy’s - Mais Imagens+ 28

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 6 de 33
© Ketsiree Wongwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trabalhar no escritório que algum dia, pode ser ampliado para dar suporte a uma maior quantidade de membros que necessitam de um espaço adequado. Para isso, o primeiro critério preocupante é seu entorno construído. Especialmente para a multi-disciplinar "Apostrophys", seu novo espaço do escritório "Apos2" tem que ser pensado duas vezes.

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 30 de 33
Diagrama

O escritório da sede atual que se encontra em um bairro chamado "Cidade de Lares" , que por sua vez está numa zona privilegiada da Tailândia em geral. É uma região de edifícios de uso misto, para residências e escritórios. Possui três pavimentos com um espaço externo reduzido, o que torna impossível a expansão no terreno existente. Por outro lado, a construção de um novo edifício em um terreno maior não é uma boa opção por falta de tempo e a limitação dos custos de construção. Devido a esta razão, buscou-se um conceito de desenho para "Apos2" que foi inspirado em uma semente de uma planta, onde o novo broto cresça perto das raízes de sua mãe. O mesmo acontece em "Apos2" que também está situado próximo de sua sede, o que permite ter uma reunião ou compartilhar algumas instalações essenciais, como os meios de comunicação, material de desenho ou algum esquipamento especial sem que haja necessidade de terem algo duplicado comprado.

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 10 de 33
© Ketsiree Wongwan

Para uma taxa de crescimento dramático do escritório hoje em dia, o tempo é o principal fator de preocupação. Gastando muito tempo para desenhar e construir uma nova sede poderia afetar o crescimento e a eficiência. "Apos2" poderia ser o protótipo de um "Escritório Instantâneo" através do uso de uma estrutura "Knock Down", de montagem de técnica simples e materiais de construção baratos, como barras de ângulo, madeira compensada, encaixes padrão e acabamento em tintas coloridas. Não existe nenhuma parte deste projeto que afete ou que agregue à superfície do edifício, então o espaço flexível pode ser facilmente transportado ou sofrer uma grande reforma no futuro. Além disto, é um espaço adequado para ser ocupado por um grupo multidisciplinar, que assim como o objetivo do projeto deste espaço, recebe bem todos os profissionais de diferentes áreas com um espaço de trabalho agradável.

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 15 de 33
© Ketsiree Wongwan

Além disto, outro objetivo de "Apos2” é se tornar um espaço de aprendizado da cultura empresarial  e a capacitação para iniciantes. Cores primárias vívidas foram utilizadas como um conceito de projeto, consistindo da três cores puras vermelho, amarelo e azul, que foram destacadas em cada pavimento, conectadas por uma escadaria em degradê. Tipografias à mão livre e pictogramas divertidos ilustram a filosofia de design que estão nas paredes do edifício. Sobre a planificação do espaço, podemos classificá-la em três partes:

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 11 de 33
© Ketsiree Wongwan

 1. Primeiro Passo – O letreiro retrô em neon foi colocado em uma parede vermelha na entrada. Logo nesta entrada, foi projetada uma área que funciona como sala de recepção ou cafeteria para os trabalhadores e visitantes. Neste espaço estão algumas cadeiras e mesas ao longo da parede sob uma prateleira metálica. O vermelho é a cor quente mais poderosa, assim, foi utilizado para energizar, estimular o visitante a ser surpreendido e aos funcionários para expressarem seu entusiasmo já nos primeiros passos. 

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 31 de 33
Planta Baixa

2. Siga Adiante - O segundo pavimento foi projetado para a área de trabalho denominada "Sala Aposer" onde se destaca o azul, para fazer deste espaço um lugar de calma, com tranquilidade e estabilidade. É um escritório de planta aberta, todos os postos de trabalho estão colocados frente a frente para fomentar eventuais discussões. Uma grande frase tipográfica "não existe o EU numa EQUIPE, mas existe em VENCER" (There is no “I” in TEAM but there is in WIN) foi colocada na parede para relembrar todos os funcionários de reduzirem seus egos e colaborarem com o grupo, ter discussões para resolver qualquer problema ou conflito. 

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 9 de 33
© Ketsiree Wongwan

3. Continuidade - Enquanto o terceiro pavimento é também o último, mas não o último de trabalho, este andar foi projetado para ser um "Sala de Brainstorm" e sala executiva. É marcado por um amarelo brilhante para iluminar todo o espaço e despertar o pensamento criativo, assim como a frase com os dizeres de motivação.

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 23 de 33
© Ketsiree Wongwan

Concluindo, existem outras soluções criativas para expandir o escritório existente sem custos altos ou construções a longo prazo. Apos2 pode ser o protótipo, no caso de altos custos do terreno e a densidade da cidade, que gere um escritório que brote próximo à sua sede atual. Este modelo é mais fresco, mais novo e cresce mais rápido que sua matriz, com a simplicidade de seus materiais e técnicas de construção, mas ainda pode preservar o DNA de sua mãe, cuja filosofia de trabalho pode ser vista em todos os detalhes de Apos2.

Apos2 / Apostrophy’s - Imagem 28 de 33
© Ketsiree Wongwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bangkok, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apos2 / Apostrophy’s" [Apos2 / Apostrophy's] 15 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763137/apos2-apostrophys> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.