Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes

Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Hardel et Le Bihan Architectes; Hardel et Le Bihan Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vincent Fillon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumet
  • Estrutura: CEBA
  • Hidráulica: C.T.H.
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Vincent Fillon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encaixado entre o tecido da cidade e os trilhos de trem, este edifício é uma expressão de sua localização paradoxal. Ao sul, oposto ao futuro edifício residencial e o Boulevard Pereire, a massa da estrutura é fraccionada em diversos patamares para reduzir a monumentalidade do edifício e suavizar o caráter terciário das fachadas lisas. Enfatizado pelo uso de muitos tons de cinza, os negativos e as projeções marcam a horizontalidade e acentuam as vistas por sobre a nova rua. Esse equilíbrio volumétrico integra as projeções e os dois pavimentos do ático na esquina mais ocidental. Para pontuar estas longas fachadas, apesar da regularidade da estrutura compartimentalizada, quatro módulos de diferentes larguras os agrupa numa unidade. A tipologia das aberturas verticais e os materiais de revestimento em pedra fazem referência aos blocos vizinhos do Boulevard Haussmann. Á leste, oposto à Estação Pont Cadinet, sua volumetria pontiaguda, que parece seccionada, confere ao edifício forte identidade.

Corte

Esse recesso no final do terreno também auxilia a abrir as vistas da linha férrea a partir do Boulevard. No pavimento térreo, um jardim verde relembra a antiga vegetação selvagem das bordas das linhas de trem. Ao norte, frente ao conjunto das linhas férreas, a fachada é lisa e regular. As compridas janelas horizontais enquadram vistas distantes em direção à paisagem de Batignolles. As esquadrias de alumínio das aberturas criam uma composição metálica e intermeada em harmonia com os trens que correm entre as plataformas. Os variados acabamentos da superfície de metal, de opaco à brilhante, fazem as esquadrias se destacarem e produzem um labirinto luminoso na contra luz desta longa fachada norte. O hall da entrada principal está posicionado na esquina sudeste onde a nova rua começa; atravessa o térreo para oferecer a vista da paisagem dos trilhos de trem e o futuro distrito de Batignolles a partir do Boulevard Pereire, portanto, visualmente conectando os dois mundos em cada lado do edifício. 

© Vincent Fillon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Boulevard Pereire, Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bloco de Escritórios Strato / Hardel et Le Bihan Architectes" [Strato Office Block / Hardel et Le Bihan Architectes] 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761352/strato-office-block-hardel-et-le-bihan-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.