Residência Hof / Studio Granda

Residência Hof / Studio Granda - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Studio Granda; Studio Granda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  294
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007

Descrição enviada pela equipe de projeto. Hof é uma residência rural no fiorde Skagafjörður, a menos de 100 km do Círculo Polar Ártico. A localização espetacular, o seu isolamento e programa especial alimentou uma relação única entre o cliente, empreiteiro e arquiteto resultando em uma edificação que é em todos os aspectos, uma consequência direta dessa colaboração.

O conjunto de edifícios existentes na propriedade incluí uma casa, igreja, celeiro e curral agrupados em uma margem do rio. Mais para o interior foram recentemente construídos estábulos. O grande fiorde tem uma costa montanhosa pontuada por longos vales abraçando as ilhas de Drangey, Málmey, e Þórðarhöfði. A nova residência é um pouco afastada do agrupamento antigo num terreno elevado, com cada ambiente orientado para captar este panorama magnífico.

Externamente a casa eleva-se a partir do terreno adornado como uma série de cedros puros e paredes de concreto que irão envelhecer com o tempo de acordo com os caprichos dos elementos. A grama retirada do campo é reintegrada no telhado e a campina circundante é cortada e dobrada em obras de terraplanagem de relva e pedra que abrem-se para caminhos de acesso e terraços. Pilares hexagonais de basalto foram escavados a partir do terreno durante os preparativos para as fundações e as superfícies externas são pavimentadas neste material. Internamente, a mesma pedra é usada em todas as áreas de estar e de circulação. Postes telegráficos recuperados do local foram usados como uma tela que protege do sol e fornece privacidade nas janelas viradas ao sul.

A maioria das paredes internas são de concreto bruto ou pintado e os tetos, portas e outras carpintarias são predominantemente de carvalho serrado oleado, com detalhes em aço; uma paleta rústica de compensado com planos de pinturas lisas. Em um gesto de requinte e fuga, a cozinha e banheiros desfrutam de superfícies de mármore, insinuando latitudes mais habitáveis enquanto que azulejos brancos vidrados da despensa e prateleiras de basalto lembram da necessidade de esconder comida para invernos rigorosos.

A casa é bastante isolada e termicamente estável, devido às paredes de concreto maciço, chão de pedra e a um número equilibrado de janelas. Água geotérmica é utilizada para o aquecimento de piso e radiadores, bem como para todo o uso doméstico. O consumo de eletricidade é minimizado pelo projeto e o pouco que é necessário é proveniente de fontes hidrelétricas e geotérmicas.

Embora as vistas dramáticas preencham o interior, o ambiente é aumentado por um sistema secundário de luzes clerestório e outras aberturas no telhado que orquestram a luz do dia em toda a casa. A exceção é a rota com curva acentuada entre as alas de estar e dormitório, onde a iluminação é reduzida à pequenas incisões.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Dezembro 29, 2014

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Hof / Studio Granda" [Hof Residence / Studio Granda] 07 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759490/residencia-hof-studio-granda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.