Edifício FEN / Marsino Arquitectos Asociados

Edifício FEN  / Marsino Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 42

Santiago, Chile
  • Arquitetos: Marsino Arquitectura; Marsino Arquitectos Asociados - Jorge Marsino P., María Inés Buzzoni G. , Claudio Santander L.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8404
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  0
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfeld
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABCDiseño

A Missão

O concurso de anteprojetos para construir o novo edifício da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile surge como resposta a necessidade de acomodar os novos escritórios acadêmicos que demanda a atual estrutura curricular. O novo edifício deveria representar e ser parte do constante fomento da pesquisa, empreendedorismo e inovação da FEN.

© Aryeh Kornfeld

Ele está situado no centro de Santiago, no cruzamento da Av. Diagonal Paraguay com a Av. Vicuña Mackenna, formando parte do complexo universitário Campus Andrés Bello da Universidade do Chile. O pedido do corpo docente, que participou do comissionamento e desenvolvimento do projeto, era que os acadêmicos da FEN pudessem contar com espaço de trabalho de primeiro nível, análogos aos que se situam, por exemplo, nos bairros de Nueva Las Condes ou El Golf.

© Aryeh Kornfeld

A Renovação da Universidade

O desafio era projetar um novo padrão para a Universidade, o novo padrão da FEN. O novo edifício faz com que a faculdade se renove e mude de categoria, transformando-a em plena crise da educação. 

© Aryeh Kornfeld

A Estratégia

As principais estratégias frente ao contexto, a relação e vinculação com os edifícios existentes que se localizam contíguos ao terreno do projeto, como o Tecnosalas da FEN e Desenho da FAU, foram as de projetar um edifício contemporâneo de baixo gabarito, com caráter próprio e autonomia funcional que, respeitando a linha e a materialidade das edificações do setor, configure um projeto na escala do campus e enfatize a identidade institucional.  

© Aryeh Kornfeld

O Projeto

O edifício se resolve aberto para o exterior em todas suas faces, com uma estrutura pensada como exoesqueleto, permitindo assim, uma planta livre que garante a flexibilidade no uso. A planta permite acolher distintas configurações espaciais no tempo, onde a forma arquitetônica perdura frente a organização programática. 

© Aryeh Kornfeld

O térreo e os pavimentos superiores se conectam através de caminhos exclusivos aos pedestres, com o edifício contíguo a nível térreo e de primeiro pavimento por meio do pátio, que é resultante da forma convexa do edifício, criando um anfiteatro como espaço de reunião e representação dentro do campus. A coberta parcialmente habitável incorpora vistas em direção ao parque San Borja, ao campus e em uma escala mais afastada, a paisagem do Monte San Cristóbal.

© Aryeh Kornfeld

O Resultado

Finalmente, o resultado formal e visual do edifício é consequência do que chamamos de desenvolvimento projetual por etapas, resolvendo na primeira etapa de projeto os requerimentos de "dados quantitativos" sob um partido geral claro que inclui normativa, superfície, orçamento, etc. Na segunda, incorporam-se variáveis arquitetônicas que ampliam seu registro com o desenvolvimento de estrutura, percurso, materialidade e sistema construtivo. 

© Aryeh Kornfeld

Desta maneira, entre o anteprojeto escolhido e o projeto construído sucede uma transformação projetual que agregará valor ao edifício, ao transitar desde a simplicidade funcional-programática até a complexidade formal-espacial. 

© Aryeh Kornfeld

A proposta é um compromisso com a inovação, que vai mais além dos requerimentos básicos inciais e muda a imagem da FEN com um desenho diferenciado e transformador de maneira inovadora, através da forma em "z", da "exoestrutura" e da sofisticação material, permitindo que o edifício seja o reflexo de seu constante fomento a pesquisa, empreendedorismo e inovação. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Facultade de Economia e Negócios, Diagonal Paraguay 257, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício FEN / Marsino Arquitectos Asociados" [FEN Building / Marsino Arquitectura] 22 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758626/edificio-fen-marsino-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.