Refúgio La Leonera / DRAA

Refúgio La Leonera / DRAA - Mais Imagens+ 20

Santiago, Chile
  • Arquitetos: DRAA; DRAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Camus
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, HA, RAFCON
  • Colaboradores: Malo Chab, Matthias J. Götz
  • Construtora: Handitu ltda
  • Engenharia: ARBEC
  • Equipe De Projeto: Nicolas del Rio, Felipe Camus
  • Arquiteto Associado: Felipe Camus
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Camus

Descrição enviada pela equipe de projeto. Comissão

La Leonera é o resultado de um extenso processo colaborativo sobre como deveria ser um refúgio da montanha. A revisão constante das decisões do projeto por parte dos clientes, ativos e lúcidos, fez do projeto arquitetônico uma experiência enriquecedora tanto para a equipe como para o resultado final, o qual, inesperadamente, é uma interessante relação de equilíbrio entre expectativas e proposições.

Sección

Refúgio La Leonera / DRAA - Mais Imagens+ 20

Estrutura

Foi explorada a tipologia das "casas A", profundamente enraizada ao imaginário da montanha e Farellones. O volume superior, que abriga os espaços mais públicos da casa, é uma nave de treliças de madeira à vista apoiadas sobre vigas invertidas de uma laje de concreto armado, conformando um triângulo isósceles cuidadosamente medido. Nos extremos a laje é quebrada e se eleva para fazer com que as vigas invertidas de apoio desapareçam, por sua vez obrigando ao habitante a tomar a distância do limite aberto da casa, permitindo o controle da vertigem que é resultado da altura e da potência cênica da paisagem. Esta nave de madeira pousa sobre um volume de concreto armado semi-enterrado no declive, onde está o programa associado ao ritual de chegada no inverno: aceder através da varanda, depois um hall de distribuição associado a um pequeno estar e serviços. Aqui também há um dormitório principal com mais privacidade e independência do restante da casa. Ambos os volumes conectam-se verticalmente, o que somado ao controle estrito das aberturas nas fachadas gera o fio condutor da experiência da obra, através da tensão e o domínio da paisagem.

© Felipe Camus

Refúgio La Leonera / DRAA - Mais Imagens+ 20

Energia

Termicamente apresenta-se como um volume unitário de perímetro controlado, com uma importante fachada norte translúcida que capta a abundante radiação, a transforma em calor e a retém nos elementos massivos, enquanto a pele de múltiplas camadas isolantes controla a perda de calor. 

© Felipe Camus

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Refúgio La Leonera / DRAA" [La Leonera Mountain Retreat / DRAA] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755562/refugio-la-leonera-nicolas-del-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.