Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 2 de 20Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 3 de 20Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 4 de 20Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 5 de 20Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Mais Imagens+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:John J. Macaulay
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bain Ultra
  • Interiores: Johnsen Schmaling Architects
  • Engenharia: Larson Engineering
  • Cidade: Blue Mounds
Mais informaçõesMenos informações
Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 3 de 20
© John J. Macaulay

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Topo na "Driftless Region" em Wisconsin, uma área com colinas suavemente onduladas e barrancos estreitos. Com base em estudos conceituais iniciais, interpretando a topografia distinta do terreno como uma série de planos paralelos cruzados, a casa forma um volume parcialmente submerso com uma cobertura meticulosamente detalhada que desloca-se lentamente para acima do solo e estende-se aos campos adjacentes como um tapete verde.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 11 de 20
© John J. Macaulay

O projeto demonstra como um edifício pode, literalmente, fundir-se com o seu contexto, borrando as fronteiras entre paisagem e arquitetura, entre a natureza e a tectônica.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 4 de 20
© John J. Macaulay

Organização

O programa está organizado em dois volumes alongados, escalonados, com uma área total de 306 metros quadrados. Pequenos pátios exteriores esculpidos do volume do edifício criam uma implantação amorfa cujo perímetro ambíguo é normalizado pela cobertura contínua, que aumenta gradualmente e, finalmente, termina em um balanço sobre o grande terraço voltado para o sul.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 13 de 20
Planta Baixa

Os pátios - um coberto, os outros dois, abertos - funcionam como salas ao ar livre que oferecem proteção contra ventos fortes e em constante mudança, comum no local. No interior, os dormitórios são interligados para criar um meandro espacial contínuo que traça a topografia do local: o programa é distribuído em cinco placas de piso individuais, cada um deles separado do  piso seguinte por várias etapas, criando uma progressão através da casa que vai desde a entrada, pela cota mais baixa, até um pequeno observatório no topo.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 8 de 20
© John J. Macaulay

Envelope

Ecoando as dramáticas deformações da superfície que ocorrem quando o vento sopra sobre a vegetação circundante, o envelope da casa - um sistema de painéis ventilados de alto desempenho, de fibra de concreto - é organizado por 190 peças de alumínio preto anodizado em forma individual de contração e expansão.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 7 de 20
© John J. Macaulay

Dependendo da hora do dia e do ângulo a partir do qual os painéis são vistos, criam um véu em constante mutação. O sistema "rainscreen" é complementado por paredes texturizadas de concreto cuja profundidade, distribuídas aleatoriamente, revela o ritmo consistente das placas verticais.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 9 de 20
© John J. Macaulay

Sustentabilidade

A casa é totalmente aquecida e resfriada por um sistema geotérmico de circuito fechado; a refrigeração mecânica no verão é mínima porque os pátios sombreados facilitam a ventilação cruzada. A cobertura verde sobre a parte inferior da casa minimiza o escoamento de águas pluviais e aumenta ainda mais o desempenho térmico do envelope.

Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects - Imagem 16 de 20
Axonométrica

As águas pluviais são desviadas para os jardins, onde lentamente se infiltram no solo. No interior, um sistema de água quente de recirculação e utensílios de baixo fluxo reduzem o consumo de água. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Blue Mounds, WI 53517, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Topo / Johnsen Schmaling Architects" [Topo House / Johnsen Schmaling Architects] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/733767/casa-topo-slash-johnsen-schmaling-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.