Contain[it] / SuperLimão + Contain[it]

Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - FachadaContain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Fachada, VigaContain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Viga, Cadeira, Terraço, PátioContain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Viga, Tijolo, Fachada, TerraçoContain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Mais Imagens+ 14

Araçatuba, Brasil
Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Fachada
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A contain[it] desenvolveu em conjunto com a Alphaville um modelo de stand de vendas que busca inovar e quebrar os paradigmas do uso de estruturas temporárias para comercialização de projetos imobiliários no mercado brasileiro. O que se viu até hoje no mercado foram ou estruturas que têm forte apelo junto ao público ou estruturas que são expressivamente reutilizáveis. A idéia do Projeto foi atingir ambos objetivos.

Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Imagem 7 de 19
© Maíra Acayaba

Por se tratar de uma incorporadora que atua de loteamentos que muitas vezes se dão por fases, ocorrem situações onde um stand de vendas é construído, demolido pouco tempo depois e um novo stand construído em uma área muito próxima. Existe significativo desperdício, tanto econômico quanto ambiental no processo, além da dificuldade operacional de se tocar diversos stands de forma descentralizada em todo território nacional. Por isso, a abordagem para tornar o aproveitamento dos recursos disponíveis mais eficiente foi centrada no conceito de criar uma estrutura modular construída na fábrica da contain[it] que pode ser facilmente relocada no mesmo loteamento ou em outros locais. 

Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Imagem 15 de 19
Planta Baixa

O projeto constitui-se em três módulos que atendem as funções necessárias ao stand de vendas: área de atendimento a clientes, escritório e copa, e banheiro e caixa d'água. Futuramente estes módulos podem ser utilizados em separado ou até acoplados a novos módulos para criação de ambientes conforme a necessidade. O projeto leva em conta, desde o início, a premissa de reaproveitamento de materiais e da estrutura em si. Os contêineres marítimos reutilizados possuem tanto função estrutural quanto logística. O projeto inteiro foi executado dentro da fábrica e todas as peças são transportadas dentro dos próprios contêineres. 

Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Fachada
© Maíra Acayaba

O destaque a paisagem e o uso de materiais como madeira dão à estrutura um caráter fixo onde o contêiner está presente mas de maneira não exacerbada. O contêiner posicionado na vertical possui uma caixa d’água que alimenta com pressão adequada tanto o banheiro quanto a copa. O processo construtivo e de instalação é seco, gerando poucos resíduos tanto na fábrica quanto no canteiro de obras, além de possuir velocidade de construção e instalação em um curto espaço de tempo. 

Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Fachada, Viga
© Maíra Acayaba

O resultado do trabalho é a materialização de uma nova abordagem que quebra paradigmas de construção de stand de vendas e que resulta em um balanço positivo tanto de custos quanto para o meio ambiente. A adoção de materiais de reuso e de origem certificada, o processo de produção centralizado na fábrica da contain[it] e a montagem simples e de baixa intervenção têm grande importância neste contexto.

Contain[it]  / SuperLimão + Contain[it]  - Viga, Fachada, Terraço, Pátio
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Araçatuba - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Contain[it] / SuperLimão + Contain[it] " 02 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628066/loja-alphaville-contain-it-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.