![Marine Parade / Dorrington Atcheson Architect - Imagem 1 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/53aa/0afe/c07a/8037/b300/0029/newsletter/IMG_2637.jpg?1403652844)
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Arquitetos: Dorrington Atcheson Architect
- Área: 404 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Emma-Jane Hetherington
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído na década de 1970, esta casa coberta de cedro com seu telhado com múltiplas empenas, típico de uma era quando o projeto de dois andares era o auge da acuidade arquitetônica. Sem dúvida, o esquema possuía um certo apelo labiríntico, mas um labirinto de salas não era propício para uma fácil convivência familiar.
![Marine Parade / Dorrington Atcheson Architect - Imagem 7 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/53aa/0b5d/c07a/8033/bd00/0028/newsletter/IMG_9218.jpg?1403652938)
Conservar o charme da edificação, juntamente com alguns materiais de qualidade foi essencial para esta extensa alteração em duas fases. O objetivo era fazer os espaços maiores, arrumar a paleta de materiais e, externamente, reapresentar o apelo do volume geral e da rua do imóvel.
![Marine Parade / Dorrington Atcheson Architect - Imagem 16 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/53aa/0ac5/c07a/8033/bd00/0023/newsletter/IMG_1259.jpg?1403652788)
Na primeira fase, os interiores foram redefinidos, e um pavilhão que flui para fora a partir do núcleo central por baixo de uma nova dobra do telhado foi adicionado. Este abriga cozinha, sala de estar e, por trás de uma divisória com pé-direito de três quartos de altura, um aconchegante recanto de jantar - um aceno para o estilo dos anos 70. Tetos com paineis de madeira e paredes com lingueta e ranhura emulam a linearidade e a energia daqueles na casa original, enquanto móveis embutidos, como armários, estantes e uma despensa de café-da-manhã que se projeta através da parede externa, são concebidos como elementos separados no espaço.
![Marine Parade / Dorrington Atcheson Architect - Imagem 17 de 19](https://images.adsttc.com/media/images/53aa/0bad/c07a/8033/bd00/002a/newsletter/first.jpg?1403652998)
Disfarçar as empenas era uma parte importante do processo da segunda fase, um ato de equilíbrio delicado entre modernizar da aparência, e ao mesmo tempo mesclar com as moradias coloniais do bairro. Uma nova caixa de dois andares se cruza com a forma principal da casa; ela contém uma suíte, com uma garagem abaixo. Este cubo é definido arquitetonicamente ppela fixação de cedro fino, um elemento que se repete para esconder a principal empena sobre o piso superior da habitação. Uma fluidez lúdica do material é vista na cerca do jardim que envolve o seu caminho atrás da garagem da caixa para reaparecer como revestimento no piso térreo da casa original.