Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 2 de 25Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 25Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 25Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 25Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 20

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  667
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Arquiteto Responsável: Arthur Casas
  • Equipe: Milena Chieco, Flávia Castellan, Flávia Castellan, Joana Pini, Renata Adoni, Bruna Rizzi
  • Construtora: Osbourne
  • Consultores: Franco e Fortes (liluminação); Clima Engenharia (AC); Equilibrium (hidráulica); Edatec (estruturas); Ornare (cozinha); High Control (som e automação); Luis Carlos Orsini (paisagismo)
  • Suppliers: Pica Pau (marcenaria), RB (madeiras); Mekal (metal inox); Toldos Dias (persianas); Mbp/ Snaldi/Tecnofeal (caixilhos); Primo Vidros (vidros); Punto/Deca (metal); Montblanc (pedras); Altero/Teya (hardware); BTicino (acabamento elétrico), Bizassa (pastilhas); duravit (banheiras).
  • Interiores: Casual; Micasa; Varuzza; Nanni Chinelatto; Atelier Ricardo Fasanello; Dpto. Arthur Decor; Emporium Cortinas; Passado Composto
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 15 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cobertura na Urca é única por sua localização, entre o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. O cliente encontrou um apartamento em condições difíceis, mas com um potencial extraordinário. O projeto foi guiado por duas ideias complementares: criar percursos de descoberta da paisagem tanto da Baía quanto do Pão de Açúcar e trazer o máximo de luz natural para o triplex.

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 10 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

O elemento que traduz essa ideia é a escada principal que une os três pavimentos. O edifício teve primeiro que passar por um reforço estrutural para comportar o novo andar que foi agregado. O corte mostra de maneira explícita a relação da escada com a paisagem, trazendo luz aos três pavimentos e direcionando a vista para o exterior.

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 18 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

No piso inferior estão localizados os quartos dos hóspedes, permitindo o máximo de privacidade para o casal que possui sua suíte no terceiro pavimento. Temos também a copa, cozinha e área de serviço nesse andar.

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 9 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

O piso intermediário é aquele da entrada principal, aonde chega o elevador social. A maior parte das paredes foi demolida, criando um espaço inteiramente voltado para a Baía de Guanabara. A horizontalidade do espaço acentua a fusão com a paisagem. De um lado a sala de estar é banhada por três aberturas zenitais sob o espelho d’água do pavimento superior e é completamente integrada à varanda, com a possibilidade de abrir todos os caixilhos para a lateral. Do outro, uma cozinha gourmet recebe luz tanto dos fundos do edifício quanto do átrio da escada. Os dois espaços podem ser divididos por portas de correr.

 

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 13 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

No pavimento superior temos de um lado o quarto do casal com uma varanda privada, e de outro a sauna, churrasqueira e um terraço com um espelho d’água e jacuzzi, com uma vista deslumbrante que vai do Corcovado ao Centro do Rio de Janeiro.

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 12 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

Aficionado pelo Brasil, escolhemos junto com o cliente todos os objetos da casa, que forma uma vasta coleção de peças de design nacional moderno representada por nomes como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Ricardo Fasanello e Jean Gillon, além de obras contemporâneas e peças de artesanato brasileiros.

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

A planta é relativamente simples, nossa intenção foi a de fazer com que os espaços fluíssem entre os andares, criando percursos contínuos entre os mesmos e acentuando o sentimento de amplitude do olhar em direção à paisagem.

 

Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas - Imagem 14 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Urca / Studio Arthur Casas" [Urca Apartment / Studio Arthur Casas] 18 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627377/apartamento-na-urca-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.