Residência H-22 / Vértice Arquitectos

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 2 de 12Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 3 de 12Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 4 de 12Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 5 de 12Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Mais Imagens+ 7

Punta Hermosa, Peru
  • Arquitetos: Vértice Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  337
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Arquiteto Encarregado: Hernani Canessa Lohmann, Sandro Moro Miranda, Luis Miguel Becerra de la Fuente
  • Empreiteiro: CLV Construcciones SAC
  • Estrutura: Ing. Marco Risco
  • Sanitário: Díaz Luy ingenieros consultores E.I.R.L.
  • Instalações Elétricas: Díaz Luy ingenieros consultores E.I.R.L.
  • Cidade: Punta Hermosa
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 5 de 12
Cortesia de Vértice Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Seguindo as necessidades do cliente, nós projetamos uma casa permanente, para ser desfrutada o ano inteiro. Por esta razão, durante a fase de projeto, nós prestamos atenção não somente no isolamento térmico dos espaços interiores para o clima extremo, mas também tivemos o cuidado de que os espaços privados mantivessem a privacidade e a tranquilidade. Buscamos espaços acolhedores, bem iluminados e protegidos do vento e/ou da brisa do mar durante a temporada de inverno, mas sem perder de vista a ideia de espaços sociais amplos, abertos, arejados e com uma relação espacial direta entre o interior e o exterior .

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 3 de 12
Cortesia de Vértice Arquitectos

Quanto à linha de visão (regulamentos da praia), você pode notar como a relação de área coberta por piso é inversamente proporcional ao nível que está localizada. O que significa que, quanto mais alto (com as melhores vistas) menor a área coberta.

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 12 de 12
Corte Longitudinal

"A residência é pensada como um bloco de concreto exposto, com determinados cortes e perfurações, que aparece degrau à degrau, na forma de plataformas ferroviárias na topografia do terreno, integrando-se com a paisagem."

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 4 de 12
Cortesia de Vértice Arquitectos

Isolamento térmico e controle da exposição à luz solar é levado em conta nos diversos níveis e espaços no interior, por meio de recursos arquitetônicos como a estrutura, beirais, telhados verdes, coberturas suspensas e tetos, canteiros de flores e a própria piscina.

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 2 de 12
Cortesia de Vértice Arquitectos

A casa desenvolve-se em quatro pavimentos, a fim de incluir o programa inteiro (área coberta com 340 m²) na área reduzida terra (parcialmente no subsolo + 3 níveis), todos eles relacionados entre si através da escada, a qual gera vistas e sensações diversificadas ao longo de sua passagem, bem como os diferentes níveis, e ligando o pier superior, o pier de acesso com o pier intermediário, a saída e/ou acesso à praia.

É por esta razão que o acesso através do pier superior é localizado no terceiro pavimento onde encontramos as escadas para o segundo pavimento e garagem.

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 7 de 12
Cortesia de Vértice Arquitectos

O hall de entrada, localizado no segundo pavimento, com vistas privilegiadas, mas com uma área coberta reduzida, junto com as escadas que levam ao primeiro pavimento e ao dormitório principal. Possuindo um banheiro espaçoso e um closet, bem como um jardim em um nível diferente (telhado para o isolamento térmico da sala de estar) na forma de um terraço que nos permite ter as melhores vistas do litoral.

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 9 de 12
Planta Baixa Primeiro Pavimento

No primeiro pavimento, a 1,5 m acima do pier intermediário, com uma vista muito boa e com a necessidade de uma área coberta maior, podemos encontrar os espaços sociais da casa: a sala de estar, a sala de jantar, cozinha, bar, terraço com acesso ao pier intermediário, piscina, área para churrasco, todos eles com vista para o mar. Este nível também possui um lavabo e escadas para a área semienterrada.

Residência H-22 / Vértice Arquitectos - Imagem 6 de 12
Cortesia de Vértice Arquitectos

Finalmente, no nível semienterrado, localizado a 1,40 m, com a maior parte coberta de todos os pavimentos, é onde a área privada da residência se encontra. Articulada atrabés de uma grande sala de estar com iluminação zenital do terraço. Ao redor da sala de estar estão três quartos, em cada um deles, um local para pranchas de surf e uma área de estar que dá acesso à praia e nos fundos uma área de serviço. Um grande pátio interno é criado para resolver a iluminação e a circulação de ar deste nível, além disso, a residência é afastada 3 m do pier intermediário e utiliza-se um "par de tubulações internas secundárias para atingir a melhor iluminação e ventilação possível no nível mais crítico".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência H-22 / Vértice Arquitectos" [Vivienda H-22 / Vertice Arquitectos] 31 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626211/residencia-h-22-vertice-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.