Arq.Futuro apresenta “Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas”, com Carlo Ratti e Reinier de Graaf

As cidades, hoje, são compostas de uma série de fluxos que afetam nossas vidas: da água à energia, do tráfego de automóveis ao lixo. Atualmente, é possível captar essa dimensão fluida a partir de dados urbanos com uma precisão sem precedentes. Mas como podemos usar essas informações para melhorar o planejamento urbano? Como elas podem nos ajudar a melhorar a qualidade de vida nas cidades? E, finalmente, como o líquido mais precioso das cidades – a água –, hoje no centro de uma crise no país, pode desempenhar um novo papel na arquitetura e no design? Para uma conversa sobre “Cidades Fluidas”, o Arq. Futuro e o ArchDaily Brasil (media partner) convidam Carlo Ratti e Reinier de Graaf, ambos envolvidos com projetos inovadores que tratam das questões listadas acima em escalas diversas.

Arquiteto italiano, Carlo Ratti é professor e diretor do Senseable City Lab, grupo de estudos urbanos do MIT (Massachusetts Institute of Technology; Boston, EUA) dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos que abordam a relação entre tecnologia e novos desenhos urbanos. Seu escritório de design, com sedes em Turim, Boston e Londres, teve um de seus principais projetos, o Pavilhão Digital de Água, apresentado na Exposição Mundial de 2008, em Zaragoza, Espanha. Seus trabalhos já foram expostos no MoMA de Nova Iorque, na Bienal de Veneza e na Semana de Design de Milão.

Reinier de Graaf é um arquiteto holandês, sócio do escritório OMA (Office for Metropolitan Architecture), fundado por Rem Koolhaas. Entre seus diversos projetos estão a Casa da Música (Porto, Portugal) e a Bolsa de Valores de Shenzhen (China). Desde 2002, é diretor do AMO, think tank do OMA ligado aos temas da sustentabilidade e planejamento energético. Recentemente, o OMA desenvolveu, em parceria com a WWF, uma série de publicações sobre fontes de energia renováveis na Europa.

Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas

  • Data: 27 de maio, terça-feira
  • Horário: 15h
  • Local: Teatro Adolpho Bloch (antigo Teatro Manchete)
  • Endereço: Rua do Russel, 804, Glória – Rio de Janeiro - RJ

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.

  • Título

    Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas
  • Website

  • Organizadores

  • De

    27 de Maio de 2014 03:00 PM
  • Até

    27 de Maio de 2014 05:30 PM
  • Onde

    Teatro Adolpho Bloch
  • Endereço

    Rua do Russel, 804 - Glória, Rio - Rio de Janeiro, 22210-010, Brazil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: " Arq.Futuro apresenta “Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas”, com Carlo Ratti e Reinier de Graaf" 20 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602182/arq-ponto-futuro-apresenta-dialogos-urbanos-cidades-fluidas-com-carlo-ratti-e-reinier-de-graaf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.