Quadra Petar Zoranić e Praça Šime Budinić / Kostrenčić-Krebel

Quadra Petar Zoranić e Praça Šime Budinić / Kostrenčić-Krebel

Quadra Petar Zoranić e Praça Šime Budinić / Kostrenčić-Krebel - Mais Imagens+ 21

  • Construtora: Duca“ d.o.o.
  • Fomentador: City Council Zadar
  • Custo: 790,000.00 EUR or cca 275 EUR/m2
  • Architect In Charge: Aleksandra Krebel, Alan Kostrenčić
  • Equipe De Projeto: Zoran Šušulić, Jelenko Hercog, Hrvoje Giaconi, Hrvoje Turkulin, Ivan Vadanjel, Darovan Tušek, Bruno Lovrenčić, Slavica Polić
  • Cidade: Zadar
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Antes. Imagem Cortesia de Kostrenčić-Krebel

Descrição enviada pela equipe de projeto. SITUAÇÃO ANTERIOR

A praça está localizada no centro histórico de Zadar, no final de um dos eixos fundamentais desta antiga cidade romana: o Decumanus, onde a porta da cidade estava situada por séculos e até os tempos medievais. O local está repleto de patrimônios históricos e irradia uma autêntica atmosfera mediterrânea. Além disso, a maioria dos edifícios que compõem a quadra foram de grande importância para a cidade, tanto em relação a sua função ao longo da história, quanto a seu valor arquitetônico.

Cortesia de Kostrenčić-Krebel

Outra característica específica do local é que o espaço figura um fluxo de contínuo de sequências urbanas começando com a Quadra  Five Wells na base do baluarte defensivo da Renascença, continuando até a quadra e praça que fora reconstruída, e em seguida, conecta-se com o Fórum Romano, hoje, o centro da cidade, via Decumanus Romana ainda existente no tecido urbano.

Durante uma melhoria da infra-estrutura da cidade, no meio da quadra existente, alguns artefatos arqueológicos muito importantes foram encontrados - restos da entrada da cidade do Império Romano, e muito perto dali, um portão medieval.

Planta Pavimento Térreo

OBJETIVO DA INTERVENÇÃO

Um dos principais termos do programa da competição foi o imperativo de integrar as descobertas arquitetônicas, tanto da época medieval, quanto romanas, situadas no centro da quadra, com a vida urbana contemporânea da cidade. O problema estava no modo de apresentar dignamente estes vestígios históricos localizados a cerca de 1,60 m abaixo do nível da quadra e preservar o espaço público funcional ao mesmo tempo.

© Damir Fabijanić

O próximo problema foi a articulação do pavimento e do equipamento urbano de acordo com a forma de vida específica da cidade, naquela região de Zadar, que inclui, por um lado, uma via para pedestres com rota para o centro, e por outro lado, um lugar para diferentes tipos de acontecimentos culturais. O pretexto dos artefatos arquitetônicos históricos pode ser usado como "cenografia", e também como um espaço público muito informal com pequenos restaurantes. Além disso, na praça há dois belos plátanos de mais de cem anos de idade.

O lugar foi infelizmente, por muitas razões diferentes (incluindo o bombardeio durante a guerra na Croácia, no início dos anos 90), negligenciado durante a última década com a necessidade urgente de renovação.

© Damir Fabijanić

DESCRIÇÃO DA INTERVENÇÃO

O maior problema do local é que havia muitos artefatos importantes e exigências funcionais neste espaço relativamente pequeno. Decidimos então reduzir a intervenção arquitetônica a um gesto quase imperceptível, "essencial", uma espécie de "limpeza" que otimamente destaca o valor imanente ainda escondido, enquanto, ao mesmo tempo, gera um novo potencial, novas interpretações e novas identidades.

© Damir Fabijanić

Considerando-se os vestígios arqueológicos, os integramos no tecido vivo da praça, sem cair na armadilha de fazer um "museu ao ar livre" da parte mais vibrante da praça. Isto foi conquistado através, por um lado, da reconstrução cuidadosa dos achados arqueológicos abaixo do nível do solo atual da praça - anastylosis - e, por outro lado, fazer uma "interface de vidro" entre os achados romanos e medievais abaixo e a praça contemporânea acima.

Planta Pavimento Térreo

A quadra é articulada como a topografia de uma superfície contínua, criando um alinhamento liso e fluido que liga todas as diferentes elevações da praça. Da mesma forma, o mobiliário urbano escolhido foi subjugado. A própria inclinação da praça e seus elementos constitutivos - a anastylosis arqueológica e as ilhas verdes emolduradas por um banco de madeira - formam um equipamento urbano único.

© Damir Fabijanić

AVALIAÇÃO

Em nosso esforço para encontrar a articulação arquitetônica adequada para este espaço belo, embora em ruínas, tentamos interpretar a identidade de uma praça pública como geradora de urbanidade e da vida social que se apóia tanto na continuidade, mas também dá abertura para o novo.

Corte DD

A impressão final da praça é algo entre o ordinário - como se sempre estivesse lá - e algo um pouco estranho e esquisito, como alguns visitantes já dissera - o espanto da extrema simplicidade sublinhada pelo efeito da transparência e do reflexo do vidro em continuidade com pavimento de pedra.

Cortesia de Kostrenčić-Krebel

Como pode ser visto nas fotos, a praça tem sido amplamente aceita como um lugar de eventos sociais, e é um dos lugares favoritos para passear e para encontros casuais. Além disso, com esta quadra é definida a principal rota turística entre o Sea Organ, feito pelo arquiteto Nikola Basic, o Fórum Romano, através da antiga cidade histórica em seu ponto final, ao Sudeste.

Planta Pavimento Térreo

A área de convivência da praça é muito mais do que apenas a soma de decisões de projeto, ela existe na emoção, na atmosfera, e no baço, como a imanente beleza do local integrada ao projeto, houve também a consciência da necessidade de proporcionar um espaço para uma nova forma de utilização com o passar do tempo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Trg Petra Zoranića, 23000, Zadar, Croácia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Quadra Petar Zoranić e Praça Šime Budinić / Kostrenčić-Krebel" [Petar Zoranić Square and Šime Budinić Plaza / Kostrenčić-Krebel] 20 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600032/quadra-petar-zoranic-e-praca-sime-budinic-slash-kostrencic-krebel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.