Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT

Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaCasa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, VigaCasa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 4 de 17Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 5 de 17Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Mais Imagens+ 12

Woolloongabba, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toby Scott
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AllKind Joinery & Glass, Artedomus, Austral Bowral, Blum, Bona Naturale, Corian, Daikin, Dulux, Duravit, Fisher & Paykel, Grohe, InStyle, James Hardie, Louis Poulsen, Lysacht, Mast Furniture, National Masonry, Nomi, Rockcote Qrender, Santa & Cole, +1
  • Arquiteto Responsável: John Ellway
  • Certificador: Bartely Burns
  • Cidade: Woolloongabba
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Toby Scott

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa "Amarelinha" está localizada perto do topo de uma montanha apelidada de "Woolloongabba Heights". Lar de muitas famílias jovens, a região pré-guerra situa-se entre uma rodovia a leste e um complexo hospitalar a oeste. Todas as manhãs, as crianças saem de suas casas e se juntam a uma procissão que caminha em direção à escola local. Duas crianças desta casa fazem parte desse ritual diário. O nome captura a ideia de uma casa que incentiva o jogo e o movimento. Lugares para jogos, lugares para se esconder, lugares para descobrir e lugares para escapar. Também faz referência à manifestação física da casa no plano.

Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 6 de 17
© Toby Scott
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 14 de 17
Diagrama - Conceito
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 8 de 17
© Toby Scott
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Toby Scott

Ter um quintal voltado para o sul significava que as áreas de estar adjacentes seriam frias no inverno. A principal mudança foi estender a planta para o quintal até o máximo permitido de 25m. A casa existente foi em grande parte intocada para gerenciar custos. A área construída da adição foi minimizada pela inserção de uma série de pátios entre a casa e cada um dos novos espaços de estar. Os cinco jardins voltados para cada quarto adjacente possui orientação norte para capturar sol, vento e luz. Paredes, telhados e janelas são montados como um kit de peças projetadas para mediar o clima ao longo do ano. Grandes aberturas com venezianas gerenciam o fluxo de ar e a chuva. Essa solidez é compensada por vidros fixos acima, os quais permitem que a luz e a sombra se movam pelo teto revestido de madeira e as paredes de blocos ao longo do dia.

Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Toby Scott
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 15 de 17
Planta
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 4 de 17
© Toby Scott

Colaborando com um arquiteto paisagista, a vegetação foi escolhida para adicionar outra camada de proteção contra o clima, aplicada em cada pátio de forma diferente. O pátio de entrada contém uma árvore florida a qual funciona como uma chegada acolhedora. Está localizado na parte posterior da casa existente para evitar os espaços privados dos quartos. Ao lado da cozinha, há um jardim destinado ao plantio produtivo. A área de jantar se abre para um pátio com uma grande oliveira. A sala de estar, a cozinha e a sala de jantar compartilham um jardim protegido contendo uma grande coleção de plantas que os proprietários cultivaram ao longo do tempo. Fechadas com as telas, as venezianas podem permanecer abertas mesmo quando ninguém está em casa.

Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 13 de 17
© Toby Scott
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 17 de 17
Corte
Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT - Imagem 9 de 17
© Toby Scott

Os materiais de construção são crus fazendo com que a adição pareça mais um espaço externo. As paredes de blocos protegem os quartos do sol da manhã e da tarde. Externamente, a chapa ondulada se estende pelas paredes. A tela coberta de videiras suaviza e adiciona outra camada de proteção contra o clima. Um piso de tijolos se estende pela adição, ligando a casa de madeira levemente elevada ao jardim e ao pátio de jantar. Este corredor central permite vistas diagonais entre os espaços de convivência e estabelece uma espinha de circulação entre o antigo e o novo. No final do corredor, através da antiga porta frontal da casa, está o "jardim do bairro" adjacente à calçada. Ele possui uma função social importante. Elevado acima da calçada, o jardim possibilita que você se sente, leia um livro ou observe e interaja com os vizinhos e os grupos de crianças que passam.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Amarelinha / JOHN ELLWAY. ARCHITECT" [Hopscotch House / JOHN ELLWAY. ARCHITECT] 03 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014976/casa-amarelinha-john-ellway-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.