Buteco Fiado / Balsa Arquitetura

Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Fachada
© Henrique Queiroga

Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraButeco Fiado / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraButeco Fiado / Balsa Arquitetura - Imagem 4 de 19Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Imagem 5 de 19Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Lourdes, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Sarah Floresta, Paulo Augusto
  • Cidade: Lourdes
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Buteco Fiado carrega as características de um bom e original buteco. Tem uma cozinha de balcão próxima à porta e permite que o cliente esteja perto de quem está finalizando o prato ou preparando um drink. É um convite para um bom papo de balcão, como o Chef Djalma Victor idealizava. O mesmo balcão de cozinha auxilia no serviço da calçada, apoia a choppeira, recebe e entrega a louça. Para a composição da fachada, o projeto se valeu do material original do imóvel: os tijolos maciços que compõem as alvenarias. Os revestimentos existentes foram removidos, deixando os tijolos à mostra e criando uma composição rica, em um contraponto vibrante entre dentro e fora do bar.

Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Henrique Queiroga
Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Henrique Queiroga

Internamente o bar é organizado pelo balcão de finalização, à direita, e pela área de circulação, à esquerda, usos que dividem a loja ao meio. Com essa configuração, os clientes podem se acomodar no balcão, interagir com a cozinha ou apoiar os copos em uma pequena bancadinha e conversar em pé, por ali mesmo. Nesse espaço não há um protagonista. Balcão de azulejos vermelhos, parede de tijolos com pintura, piso em mosaico - e todo o resto do contexto - se complementam, criando um espaço vibrante, cheio de informação e equilibrado. No último trecho do andar térreo, o piso de mosaico sobe na parede e cria um fundo contínuo.
À esquerda, e desde a porta de acesso, o mural segue com elementos que têm a ver com o Fiado e ajudam a contar sobre a atmosfera do bar, trazendo assunto para essas paredes.

Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Imagem 15 de 19
© Henrique Queiroga
Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Imagem 19 de 19
Plantas
Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Imagem 5 de 19
© Henrique Queiroga

No segundo andar, há mais mesas e, com elas, a oportunidade de apreciar a vista privilegiada da varanda. A ambiência é um pouco diferente do pavimento inferior, com meia parede revestida, detalhe em filete vermelho, teto também vermelho, um plano grande de piso em mosaico. 

Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Imagem 4 de 19
© Henrique Queiroga
Buteco Fiado / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Henrique Queiroga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Alvarenga Peixoto, 510 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30180-124, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Buteco Fiado / Balsa Arquitetura" 21 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014711/buteco-fiado-balsa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.