Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, VigaCasa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de InterioresCasa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Mais Imagens+ 36

  • Equipe De Projeto: Mohammed Ziaul Sharif, Ali Aslam, Lovely Akter
  • Texto: Atkia Sadia Rahman
  • Gráfico: Arman Hossain Chowdhury
  • Engenharia Elétrica: Zobayed Ali
  • Engenharia Hidrossanitária: Najim Uddin
  • Cidade: Dhaka
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maruf Raihan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no setor urbano de rápido crescimento de Aftabnagar, na parte leste de Dhaka, Bangladesh, o projeto representa a verdadeira estética de uma paisagem contextual e cultural incorporando materiais locais e artesãos com uma mistura de recursos sustentáveis. O volume serve tanto como residência quanto como estúdio para o arquiteto, abrangendo três andares, e está situado em um terreno modesto de aproximadamente 200 metros quadrados. Apesar das restrições de espaço, o desafio foi encarado como uma oportunidade de criar um refúgio sereno em meio ao caos urbano.

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Maruf Raihan

Ao adentrar, os visitantes são recebidos por um espaço humildemente aberto, mas convidativo. Essa escolha de projeto reflete o papel duplo do cliente como visionário e arquiteto, impulsionado por um sonho pessoal de preservar um pedaço de terra para práticas esportivas em família, como partidas de badminton durante o inverno. A distribuição espacial se desdobra gradualmente, transitando de áreas mais públicas para espaços íntimos e privados à medida que se ascende verticalmente e de maneira paralela, lateralmente.

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Viga
© Maruf Raihan
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Maruf Raihan
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Imagem 28 de 41
Planta - Primeiro Pavimento
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Maruf Raihan

Inspirando-se nos princípios do Vastu Shastra, o layout se desdobra dentro de 9 grades quadradas, com a grade central servindo como um pátio aberto para o céu aumentando o fluxo de energia positiva. Este pátio, juntamente com um corpo d'água, também funciona como um recurso de resfriamento passivo microclimático, garantindo um ambiente confortável com abundante luz natural e ventilação por todo o espaço. O térreo abriga o estúdio do arquiteto com um espaço de trabalho aberto. O teto incorpora o método de construção da laje nervurada, integrando potes de argila tradicionais como preenchimento. Uma entrada aberta dá as boas-vindas à edificação e um volume visualmente proeminente surge para fora do corpo principal.

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores
© Maruf Raihan
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Imagem 35 de 41
Diagrama - Fluxo de Ar

A abordagem arquitetônica incorpora estratégias de resfriamento passivo, utilizando transferência de energia para alcançar temperaturas mais baixas do que as do ambiente circundante. A seleção de materiais foi guiada pela adequação cultural, disponibilidade local e fatores sustentáveis. O tijolo era o mais adequado para isso e o concreto foi utilizado para os elementos estruturais.

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela
© Maruf Raihan
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Imagem 30 de 41
Planta - Terceiro Pavimento
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Maruf Raihan

O volume é envolto em uma fachada perfurada simples, inspirada nas memórias nostálgicas da casa de infância do arquiteto. Essas perfurações oferecem um toque pessoal, além de gerenciar eficientemente o calor solar, garantindo abundante luz natural e ventilação. Superfícies de vidro são conscientemente trazidas para o interior como a camada secundária para a fachada de tijolos perfurados. Assim, o sol não atinge diretamente a superfície de vidro. Como resultado, a temperatura interna é mais fria do que a externa no verão. Uma camada de vegetação entre a fachada de tijolos e as janelas de vidro fornece tranquilidade e aconchego para os ocupantes. Adicionar uma camada de natureza no interior foi intencional, pois melhora tanto o desempenho ambiental quanto o bem-estar dos ocupantes. Focou-se na integração da natureza no projeto e isso destaca a importância de projetar espaços intimamente conectados com o verde para alcançar uma vida sustentável.

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Exterior, Janela
© Maruf Raihan
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Imagem 40 de 41
Elevação Oeste
Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Maruf Raihan

Para concluir, o projeto demonstra um compromisso com princípios sustentáveis, integrando materiais locais, estratégias de resfriamento passivo e soluções estruturais inovadoras. O uso sensível do espaço, a ênfase na eficiência energética e a consideração dos fatores culturais, históricos e ambientais mostram uma abordagem holística para uma arquitetura sustentável.

Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Maruf Raihan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa e Escritório Vasat Vita / Vuumaatra Consultants" [Vasat Vita Office and Residence / Vuumaatra Consultants] 30 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014695/casa-e-escritorio-vasat-vita-vuumaatra-consultants> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.