Reforma Casa Flix / gon architects

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Cadeira, MesaReforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, SofáReforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cadeira, JanelaReforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, CorrimãoReforma Casa Flix / gon architects - Mais Imagens+ 38

  • Arquiteto Responsável: Gonzalo Pardo
  • Equipe De Projeto: Carol Linares, Cristina Ramírez, María Cecilia Cordero, Nicolas Howden, Maria Camila Martínez.
  • Construção: REDO Construcción
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Descrição enviada pela equipe de projeto. A atual percepção das mansardas no centro das cidades destaca-se pelo seu caráter potencialmente atraente: são lugares elevados, flutuando sobre os telhados, estruturas parcialmente visíveis da rua, pouco acessíveis e por vezes associadas a uma vida boêmia.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Cadeira, Mesa
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

A configuração espacial da mansarda, muito diferente dos outros andares do edifício, responde a regulamentos urbanísticos que, geralmente, se caracterizam pela disposição de tetos inclinados e quartos de grandes dimensões com poucas divisões e pouca altura.

Reforma Casa Flix / gon architects - Imagem 37 de 43
Planta - Antes/Depois
Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Sofá
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Assim é a moradia de Roberto, o proprietário da Casa Flix, um sótão de 42 m2 localizado no sexto andar sem elevador de um edifício no centro de Madri, construído em 1900, muito próximo da movimentada praça de Callao.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Chuveiro, Prateleira
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Com uma disposição inicial da moradia organizada em duas divisões, uma retangular de 10x4 metros (com uma lareira no meio) e outra quadrada de 3x3 metros, ambas com tetos inclinados mas com inclinações em direções diferentes, esta casa de dimensões mínimas busca tornar o espaço habitável um lugar flexível, diverso e luminoso para o uso em planta, mas principalmente para a ocupação em corte.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Mesa
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Para isso, é projetada uma moradia que se divide em quatro ambientes espaciais: quatro quartos sucessivos conectados física e visualmente que correspondem, de norte a sul, ao quarto/vestiário, ao acesso, ao espaço de trabalho/banheiro e à cozinha/sala de estar/jantar.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

A entrada é um ambiente alto e alongado de 8,20 metros de comprimento, com uma parte exterior que é um terraço pelo qual se entra na casa, e outra interior que é um túnel azul o qual conta com uma estante metálica e uma janela circular; um espaço que procura recriar o interior de um navio em alto mar.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Exterior, Prateleira
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

O banheiro ocupa o coração da casa e é projetado de forma atomizada, ou seja, separando a pia e o vaso sanitário do chuveiro em uma largura de 90 centímetros; esta operação facilita o aproveitamento máximo da altura útil da moradia, além de sua articulação em áreas com diferentes graus de privacidade.

Reforma Casa Flix / gon architects - Imagem 42 de 43
Axonométrica

A pia e o vaso sanitário são ocultados em um volume fechado revestido com espelhos de 2,10 metros de altura, acessível a partir da entrada através de uma porta secreta localizada em um deles. Esta cabine espelhada, estrategicamente posicionada, amplia o espaço ao mesmo tempo em que oferece uma multiplicidade de reflexos e visuais diferentes dependendo se a porta está semiaberta, aberta ou fechada.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

O chuveiro, por outro lado, está dentro do cômodo e é separado do restante da casa por uma parede de vidro que durante o dia permite a passagem da luz natural e facilita a privacidade necessária no interior deste espaço.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

O mobiliário da cozinha é projetado como uma estrutura linear de 5,5 metros de comprimento, 60 centímetros de largura e 2,02 metros de altura - um volume capaz de abrigar até 1167 m³ - onde é armazenada, de forma oculta, grande parte dos diversos objetos, produtos de limpeza, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e roupas. Um painel laminado HPL compacto e ultra fosco de cor amarelo pastel traz luminosidade à parte mais escura da casa e é construído a partir da união de móveis, tanto as estruturas quanto as portas, com medidas padrão de mercado que reduzem os custos na construção.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Para aumentar a máxima entrada de luz e ventilação natural no apartamento, além das janelas de teto existentes, são adicionadas mais duas, uma no quarto e outra na sala. A porta de entrada da moradia é substituída por uma de vidro transparente que permite a passagem da luz quando está fechada.

Reforma Casa Flix / gon architects - Imagem 39 de 43
Corte 01

O mobiliário da casa é disposto sobre um porcelanato contínuo de 1x1 metro e é reduzido mas preciso. Uma mesa, um sofá, uma cama e quatro cadeiras configuram um cenário baseado em um sistema de objetos de design que articulam e qualificam cada um dos diferentes espaços da moradia.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

À noite, a casa se transforma. A cabine do chuveiro se torna uma lanterna que ilumina todo o espaço doméstico e, como se tratasse de uma cenografia de um filme de Wes Anderson, a casa, com seus móveis leves e as luzes indiretas, parece flutuar sob um grande telhado inclinado. E assim, da cama, com todo o silêncio e através de uma das janelas do teto, pode-se ver o icônico letreiro da Schweppes no edifício Capitol na Gran Vía que nos leva, literalmente, de Madri ao céu.

Reforma Casa Flix / gon architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Corrimão
© Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Casa Flix / gon architects" [Reforma casa Flix / gon architects] 25 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014563/reforma-casa-flix-gon-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.