Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaApartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaApartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Imagem 4 de 19Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Imagem 5 de 19Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos Líderes: Arnoud Gelauff, Jan Bart Bouwhuis
  • Arquitetos Do Projeto: Eva Heldeweg, Arnoud Stavenuiter, Joost van Bergen
  • Cliente: Jebber
  • Consultoria De Construção: CAE Nederland
  • Consultoria De Instalações E Física De Construção: VIAC
  • Empreiteiro: Dura Vermeer Bouw
  • Projeto De Paisagismo: Landschapsarchitect TLU
  • Física De Construção: Buro Bouwfysica
  • Cidade: Utrecht
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da Arons & Gelauff projetaram uma pequena floresta repleta de casas iniciais para o campus De Kwekerij em Utrecht, nos Países Baixos. Essas casas são caracterizadas por serem coloridas, sustentáveis e acessíveis, tudo isso graças a um layout inteligente.

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme
Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme

A Jebber, uma subsidiária da “Stichting Studentenhuisvesting”, desenvolve espaços residenciais para jovens iniciantes, como os do projeto De Kwekerij, localizado em uma área anteriormente ocupada pela KPN em Utrecht, próxima ao Hospital Diakonessen e à HKU. Após a conclusão de um bloco residencial sólido, os arquitetos da Arons & Gelauff foram convidados para organizar o restante do campus, incluindo a concepção de apartamentos.

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Imagem 15 de 19
Planta - Local

O plano original envolvia a instalação de vários desses blocos enormes. Além disso, o local continha os restos de um bunker atômico subterrâneo, que deveria ser removido. Em vez disso, concebemos o projeto de uma pequena floresta: seis torres residenciais coloridas e esbeltas que se alinhavam muito mais com a ideia do campus. Decidimos preservar o bunker neste plano, transformando-o em uma lagoa que se tornou um ponto central da área.

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Sebastian van Damme

Projetamos torres esbeltas, com quatro apartamentos de 45 m² em cada andar. Para garantir eficiência, essas torres foram padronizadas e racionalizadas, resultando em apenas dois tipos de residências. Ao centralizar a tecnologia dentro da própria torre, pudemos eliminar o espaço técnico dentro dos apartamentos, resultando em uma planta interna mais espaçosa e eficiente. Isso não só evita o entupimento das tubulações, mas também permite uma recuperação mais limpa do concreto durante a eventual demolição no futuro. A construção no local incluiu apenas a estrutura de concreto; cozinhas, banheiros, escadas e fachadas foram pré-fabricadas e instaladas posteriormente.

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Sebastian van Damme

Monique van Loon, diretora da Jebber, afirmou: “Acho que os arquitetos da Arons & Gelauff são excelentes em resolver quebra-cabeças relacionados a espaços pequenos. Todas essas casas são apartamentos de canto, o que as torna muito iluminadas por dentro e evita a visão direta entre os quartos. Além disso, eles inteligentemente garantiram que houvesse pouco espaço para tráfego nos edifícios; não há grandes halls."

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Sebastian van Damme
Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Imagem 5 de 19
© Sebastian van Damme
Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Imagem 4 de 19
© Sebastian van Damme

No térreo, há uma variedade de instalações, como uma oficina de bicicletas, um pequeno museu da Guerra Fria, um café, um restaurante e áreas comuns. Usamos o espaço do antigo bunker atômico subterrâneo para amortecer a água da chuva. Isto cria um projeto à prova de chuva, com o layout do bunker permanecendo legível na lagoa. Ao posicionar e colorir as torres de forma alternada, criamos uma imagem dinâmica. A altura variável das torres permite uma boa entrada de luz solar no campus. As cores das fachadas foram escolhidas com base nos padrões florais das espécies de árvores plantadas ao redor dos edifícios, garantindo uma perfeita harmonia entre a vegetação e a arquitetura.

Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Sebastian van Damme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Burgemeester Annie Brouwerlaan 2, 3582 KT Utrecht, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos De Kwekerij / Arons & Gelauff architecten" [De Kwekerij Apartments / Arons & Gelauff architecten] 16 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014312/apartamentos-de-kwekerij-arons-and-gelauff-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.