Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaMercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, ArcoMercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Banco, VigaMercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, VigaMercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Mais Imagens+ 36

Ningde, China
  • Arquitetos Responsáveis: Yehao Song, Jingfen Sun
  • Equipe De Projeto: Yingnan Chu,Wenwu Wang,Mengjia Liu,Xinran He,Dan Xie,Xiaojuan Chen
  • Consultoria Engenharia Ambiental: Nan Chen
  • Consultoria Construção Ponte Em Arco: Yan Liu
  • Construção Em Bambo: Anji Zhujing Bamboo Industry Technology
  • Cliente: Zhuguanlong township government
  • Cidade: Ningde
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yingnan Chu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Zhuguanlong, província de Fujian, China, onde o mercado está localizado, era uma região rica no comércio e produção de chás, mas empobrecida, com vastos campos e uma floresta de bambu em suas montanhas. Para impulsionar a economia local do comércio de folhas de chá, o governo e os moradores propuseram um mercado multifuncional próximo a um ponto de ônibus. Ele também poderia fornecer aos moradores um espaço público de qualidade para reuniões, atividades de lazer e oportunidades de negócios compartilhados. Como resultado, um espaço aberto com um grande vão foi construído com materiais locais e tecnologias de construção novas e ancestrais. Ele poderá ser usado de forma flexível ao longo do ano com baixos custos de manutenção. Além da negociação sazonal das ervas, pode servir para múltiplos propósitos públicos (comércio de produtos agrícolas, celebrações de festivais, casamentos, funerais, projeção de filmes ao ar livre e atividades infantis).

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Imagem 32 de 41
Planta - Situação
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Viga
© Yingnan Chu
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Yingnan Chu

As tecnologias tradicionais na construção de pontes em arco de madeira seguem vivas desde os tempos antigos no Condado de Shouning (listado como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO) com 19 pontes em arco de madeira preservadas até agora. O Condado de Shouning é também uma das regiões com grande abundância em bambu. Estudamos o protótipo e as tecnologias tradicionais de construção em arcos de madeira e propusemos estruturas refinadas de bambu trançado. Testes de carga foram realizados para determinar a capacidade máxima de suporte da estrutura e das partes de bambu pequenas e facilmente obtidas, que serviam como substitutas para a madeira (o bambu é mais leve e mais fácil de processar do que a madeira), formando unidades idênticas que foram finalmente montadas em uma estrutura de bambu trançado com um vão de 18 metros. Um telhado, por fim, apresenta uma carga menor do que uma ponte com um vão idêntico. 

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Imagem 41 de 41
Materiais Reciclados na Construção
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Tijolo, Viga, Arco
© Yingnan Chu
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga
© Yingnan Chu

Além disso, muitos moradores haviam sido treinados para erguer construções de terra, que eram comuns na região. Tulou, um tipo de construção de terra na Província de Fujian, é feita com tecnologias tradicionais de compactação de terra e listada como Patrimônio Cultural Mundial. Nesse sentido, uma parede de vedação foi construída ao redor da estrutura de concreto reforçado no lado norte da edificação, onde tecnologias tradicionais de compactação de terra foram aplicadas. Ela serviu como um envoltório para a estrutura principal e uma tela entre o exterior e o interior.

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores
© Yingnan Chu
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Imagem 34 de 41
Corte
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar, Arco
© Yingnan Chu

Neste projeto, os resíduos também foram transformados em riqueza. Materiais descartados ao redor do local foram reciclados, processados e reutilizados por artesãos locais. 1. Entulho recuperado das fundações de casas demolidas; 2. Partes estruturais de madeira recicladas de casas deterioradas demolidas; 3. Sobras de fábricas de processamento de pedra; 4. Pedras descartadas das calçadas de Shouning. Também discutiu-se sua utilização com artesãos locais: 1. O entulho reciclado foi aplicado diretamente às fundações ou paredes; 2. As partes de madeira recicladas foram processadas em peça de madeira ou unidades para bancos; 3. As sobras das placas de pedra foram processadas em pequenas partes para o calçamento; 4. As sobras menores foram quebradas em pedaços, usadas como agregado de granilite e aplicadas ao volume. Com isso, finalmente alcançamos o objetivo de obter materiais dentro de 20 quilômetros do local.

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Yingnan Chu
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Viga, Pilar
© Yingnan Chu

Considerando o status ambiental e social desta região subdesenvolvida, garantimos que um processo de obtenção de materiais de baixo custo, participação de artesãos locais e envolvimento de tecnologias locais foram implementados, para que o volume pudesse ser profundamente enraizado como uma árvore crescendo a partir de seu solo, motivando assim os moradores a participarem e se beneficiarem de sua construção. O grande vão tornou possível transformar o mercado em um espaço de atividades da comunidade onde a negociação de produtos agrícolas, conferências de moradores, atividades extracurriculares, casamentos, funerais e filmes de fim de semana podem acontecer. Aqui os moradores podem dar uma pausa em seu trabalho agrícola; as crianças podem desenhar ou brincar; as folhas de chá podem ser secas ao sol na praça frontal. Um telhado aberto pode impulsionar a ventilação e a iluminação natural, reduzindo os custos operacionais. Em meio à pandemia de COVID-19, ele poderia ser usado para coordenação, prevenção, testes e observação médica.

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Yingnan Chu
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga
© Yingnan Chu

Por muito tempo entendidos como símbolos da cultura tradicional chinesa, pavilhões e torres não necessariamente são fechados; em vez disso, muitos deles são construídos com um gesto aberto, refletindo o conceito de harmonia entre humanos e natureza, que está profundamente enraizado na cultura oriental. O mercado de folhas de chá, apesar de servir como abrigo contra tempestades, também apresenta abertura. As paredes de terra compactada, estruturas de concreto e pisos de granilite são combinados para apresentar um tipo de solidez natural enquanto indicam a harmonia entre humanos e natureza. O telhado metálico construído com tecnologias modernas se une perfeitamente à estrutura leve de bambu, garantindo tanto a durabilidade quanto a adaptabilidade climática da edificação.

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior
© Yingnan Chu
Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga
© Yingnan Chu

A leveza e a beleza dos beirais das edificações tradicionais chinesas foram descritos como "parecendo asas de belos pássaros" em Classic of Poetry, um clássico da literatura antiga chinesa. E no remoto povoado de Zhuguanlong, essa espécie de leveza e beleza é refletida através da força inata do bambu bruto. Como diz o ditado chinês, "Pássaros fracos voam primeiro". O gesto ascendente do mercado, que foi proposto e construído para as pessoas locais, tem como objetivo impulsionar tal espírito crucial para a prosperidade futura da região. Apoiado por moradores locais, tecnologias e materiais, o projeto maximizou benefícios públicos a longo prazo em humanidade, economia, saúde e educação para os moradores locais com intervenção ambiental mínima.

Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier - Fotografia de Exterior, Viga
© Yingnan Chu

.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zhuguanlongxiang, Shouning County, Ningde, Fujian, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado de Chá de Zhuguanlong / THAD SUP Atelier" [Tea Leaf Market of Zhuguanlong / THAD SUP Atelier] 01 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013614/mercado-de-cha-de-zhuguanlong-thad-sup-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.