-
Arquitetos: kousou
- Área: 420 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Takumi Ota
-
Fabricantes: ARM-S, AutoDesk, Daiko, OSMO-EDEL, SK KAKEN BELLART SERIES, TAJIMA ROOFING, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. No extremo norte da ilha de Shikoku, cercado pelo Mar Interior de Seto, está o Monte Yashima, uma península com significado histórico para o Japão. Este local pitoresco abriga o Shikoku Mura, um museu arquitetônico ao ar livre dedicado à preservação e exibição das casas tradicionais da região de Shikoku. Nosso desafio foi redesenhar sua entrada, transformando-a em um novo ponto focal com espaços informativos, bilheteria, banheiros e uma loja, ao mesmo tempo em que simboliza a renovação. O local era um estacionamento elevado acima da estrada principal de acesso, conectando vagamente um santuário ao leste, o restaurante de udon do museu dentro de uma casa tradicional (Waraya) ao sul e uma casa antiga de estilo ocidental (Ijinkan) a oeste. Ao norte, guiando o visitante ao museu, está Nagarezaka, uma estrada de pedra do escultor Masayuki Nagare.
Percebemos que nossa tarefa não era apenas criar uma edificação, mas um espaço tridimensional coeso que uniria elementos previamente díspares. Colaborando com paisagistas da EAU, nos esforçamos para trazer de volta a topografia inclinada original enterrada sob o estacionamento. Isso não só facilitou o movimento natural em direção ao museu, mas também aprimorou as conexões visuais e espaciais entre o restaurante e a entrada.
A reorientação do Waraya para se voltar ao museu solidificou ainda mais essa conexão, culminando na criação de um novo centro de visitantes no topo - um portal para o museu. O status do local como patrimônio histórico nacional e as restrições à fundações profundas moldaram nosso conceito arquitetônico. Optando por uma estrutura simples de dois andares, forte mas leve, o primeiro nível é feito de concreto armado, servindo como uma caixa rígida. Acima dele, inspirados na tradição local, introduzimos um telhado de duas águas composto por 47 pares de vigas de madeira laminada colada. Ao alterar gradualmente o ângulo de cada par, conseguimos alcançar uma forma orgânica que lembra uma criatura viva. É uma silhueta complexa, mas uma estrutura simples. Este telhado distintivo rendeu ao volume seu apelido, "Oyane-san" ou "grande telhado".
A fachada oeste emergiu como um aspecto fundamental do projeto, atuando como uma das principais faces da edificação. Equilibrando o apelo estético com a funcionalidade, fornecemos sombra à entrada semi-externa reutilizando pilares e vigas de 300 anos em finas telhas de fachada. O material veio de uma casa tradicional de madeira (Residência Endo) de propriedade do cliente e danificada pelo terremoto de Tohoku em 2011. Cada peça tinha uma forma e tamanho diferentes, exibindo imperfeições e extremidades ausentes, o que criou lacunas permitindo a passagem de luz. Isso resultou em uma tela semelhante a vitrais, oferecendo um testemunho da sustentabilidade de materiais antigos reimaginados. Oyane-san serve a um propósito duplo.
Ao entrar em Shikoku Mura, ele atua como um portal informativo. Por outro lado, para aqueles que estão saindo, ele serve como um espaço para aprendizado adicional e consolidação do conhecimento. Tentamos fornecer um espaço o qual aprimora a experiência e permite aprender sobre a cultura de Shikoku por meio da arquitetura tradicional. Em 2022, o projeto foi reconhecido como parte da Seto Art Triennale, ampliando seu alcance e a exposição cultural que oferece.