MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS

MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de ExteriorMOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, VigaMOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, FachadaMOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, FachadaMOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: OPUS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Isaac Ramirez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arkos, Cimbrados
  • Direção De Projeto: Manuel José Jaén Posada, Carlos Andrés Betancur Cifuentes, Carlos David Montoya Valencia
  • Coordenação Arquitetônica: Juan Sebastián Restrepo Aguirre
  • Equipe: Arq. Juliana Isaza Romero Arq. Carlos Alberto Cano Bedoya Arq. Eugenia Zoubtchenko Arq. Germán Tamayo Arq. Daniel Miranda Muñoz Arq. Mateo Marín Mejía Arq. Natalia Mena Parra Arq. Diana Castillo Naranjo Arq. Catherine Pérez Cuartas Est. Arq. Manuela Salazar Villegas Est. Arq. Sara Olier Brome
  • Entidade Contratante / Promotor: Secretaria de Educação de Medellín e Corporación Parque Explora
  • Equipe De Projeto Parque Expolora: Jose Augusto Ocampo, Santiago Arango, Sara Rumié, Alejandro Villegas
  • Projeto De Interiores: Corporación Parque Explora
  • Cidade: Medellín
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Isaac Ramirez

Descrição enviada pela equipe de projeto. MOVA é uma plataforma impulsionada pela secretaria de educação de Medellín para melhorar a qualidade da educação pública através do fortalecimento da formação integral dos professores. É concebida como um local de encontro, formação e desenvolvimento de experiências educativas para a comunidade de professores. É o resultado de um processo colaborativo transdisciplinar de projeto que integrou entidades públicas, privadas e comunidade educativa. A estratégia de volumes soltos apoiados em pilares e conectados por pontes dilui os limites entre o interno e o externo para desfrutar do clima e da paisagem enquanto aproveita o espaço de um estacionamento existente sobre o qual é construído. A inserção de nova vegetação é parte indispensável da conformação do espaço e contribui para a conexão de um nó da estrutura ecológica da cidade.

MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Isaac Ramirez

Ao desenvolver um edifício cujo programa e funções são inéditos na arquitetura educativa, os arquitetos foram convidados a integrar uma equipe transdisciplinar que desenvolve os conteúdos pedagógicos e as experiências educativas do centro de inovação para transformar as conversas em espaços habitáveis. Dessa forma, o projeto é o resultado do trabalho colaborativo entre professores, instituições públicas e privadas, organizações sociais e sindicais.

MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Isaac Ramirez

Ao longo do processo, foram desenvolvidas ações com os professores que promovem a difusão e ativação do modelo pedagógico, com eventos como o acampamento Mova, oficinas de apropriação, Mova Móvel, entre outros. Isso permitiu construir o imaginário em torno do projeto, como processo prévio à construção física do espaço.

MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Imagem 22 de 29
Axonométrica
MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Isaac Ramirez
MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Imagem 20 de 29
Croqui

Mova faz parte do Distrito de Inovação de Medellín, um espaço em transformação urbana de 160 hectares, orientado para o desenvolvimento científico, tecnológico e de novos negócios do conhecimento. Nesse contexto, promove-se a interação com processos e organizações, incluindo a Universidade de Antioquia, o Parque Explora, RutaN e Parque Norte, que buscam a consolidação de um ambiente pedagógico e cultural. Além disso, dentro de um nó ecológico estratégico, são articuladas ações com o Jardim Botânico, conecta-se com o rio Medellín, os campi da Universidade Nacional e da Universidade de Antioquia, e o Cerro el Volador com estratégias de projeto paisagístico e com vegetação.

MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Isaac Ramirez
MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Isaac Ramirez

Sobre o estacionamento existente, é construído um edifício elevado sobre pilares com volumes dispersos ligados por pontes, formando assim pátios e fendas através das quais crescem as árvores. Esta planta, que reinterpreta a lógica espacial do campus da Universidade de Antioquia, busca com sua forma 5 objetivos: 1. Aproveitar um espaço privilegiado da cidade, antes usado apenas como estacionamento; 2. Dinamizar o espaço público dotando a rua de novas atividades (um café e um auditório); 3. Enquadrar a paisagem do Parque Norte e das encostas do Vale de Aburrá; 4. Dissolver os limites entre o interior e o exterior por meio de beirais, treliças, pontes e terraços; 5. Misturar arquitetura e vegetação como componentes de um mesmo sistema espacial. Devido às boas práticas de projeto e construção, o edifício possui a certificação LEED categoria ouro.

MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Isaac Ramirez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Medellín, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "MOVA Centro de Inovação do Professor / OPUS" [MOVA Centro de Innovación del Maestro / OPUS] 14 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013115/mova-centro-de-inovacao-do-professor-opus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.