Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing

Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, JanelaCentro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Janela, Orla, JardimCentro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos Responsáveis: Shen Zhuang, Hao Ren, Yu Tang, Jie Zhu
  • Equipe De Projeto: Shen Zhuang, Jie Zhu, Shiyu You, Jie Zhang, Qian Liu, Jingjing Wang, Yonghao Xu
  • Cliente: Kunshan City Construction Investment&Development Group
  • Cidade: Su Zhou Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingshan Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Parque Ecológico Urbano está localizado no noroeste da cidade de Kunshan, China, a aproximadamente 4 km do centro, cobrindo uma área total de 3.150 m2. É um parque aberto ao público. No lado esquerdo da entrada sul, ao longo do rio, havia originalmente um escritório de vendas com uma área de aproximadamente 1.310 m2. Para aproveitar o terreno, a administração decidiu construir um novo centro de visitantes. O novo volume será usado para serviços abrangentes relacionados à administração do parque e da cidade. Também se esperava que o volume pudesse ser integrado à paisagem. Durante o processo, notou-se que há um grande espaço verde ao norte do terreno, bastante desinteressante, com isso, decidiu-se incluir esse espaço no projeto para o centro de visitantes.

Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingshan Wu
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Qingshan Wu

O desenho não é complexo; criamos um pequeno conjunto arquitetônico adotando uma abordagem chamada "dividir o todo em partes". Cada parte tem funções flexíveis para atender às necessidades iniciais e se adaptar a possíveis mudanças futuras. Os visitantes podem acessar as florestas e a água passando pelo conjunto. Alguns desses pequenos volumes são cobertos por uma estrutura de metal perfurado. Esse desenho cria um espaço semicoberto ao ar livre para realizar atividades públicas, como um pavilhão.

Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Fachada
© Qingshan Wu
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Qingshan Wu

Em termos de forma e organização espacial, o projeto pode ser definido como "pequenas casas e grandes pavilhões". As casas têm dois andares e são projetadas com telhado inclinado. Sua superfície é feita de painéis de alumínio de cor natural e vidro. A cobertura mede aproximadamente 22m x 32m quadrados e é de cor cinza escuro, com placas de vidro no centro para evitar a entrada de água da chuva.

Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Imagem 25 de 25
Axonométrica
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Interiores
© Qingshan Wu
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Fachada
© Qingshan Wu

A estrutura dessa cobertura adota unidades quadradas de chapas de aço com uma dimensão de 1,8 x 1,8m e uma altura de 700mm. Dentro do sistema construtivo, os espaços entre as vigas são preenchidos com grades de alumínio com as mesmas dimensões (300x300mm, altura de 700mm). Tanto a chapa de aço quanto a chapa de alumínio são de cor cinza escuro. Neste ponto, a cobertura com 300mm de espessura é visualmente integrada. Parece uma estrutura homogênea.

Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Imagem 24 de 25
Diagrama
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Janela
© Qingshan Wu
Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior, Aido
© Qingshan Wu

Essa cobertura única surgiu de um desenho anterior que não foi implementado. O projeto original tinha como objetivo criar um telhado de malha quadrada totalmente em aço como cobertura geral do volume. Após calcular o ângulo de altitude solar, chegamos à conclusão de que, para alcançar um ambiente de iluminação interna sem sombras, com luz homogênea natural durante todo o ano, a espessura do telhado deveria ser de 900mm. Infelizmente, esse projeto não foi implementado. No atual, optamos por uma estrutura de espessura fina, que é mais simples e econômica. Calculando o ângulo de altitude solar, nosso objetivo foi o contrário do anterior: criar um ambiente com sombras onde os visitantes teriam um momento de descanso.

Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing - Fotografia de Exterior
© Qingshan Wu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ma An Shan Xi Lu, Kun Shan Shi, Su Zhou Shi, Jiang Su Sheng, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Visitantes do Parque Florestal Urbano de Kunshan / Atelier Archmixing" [Visitor Center of Kunshan Urban Ecological Forest Park / Atelier Archmixing] 09 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012963/centro-de-visitantes-do-parque-florestal-urbano-de-kunshan-atelier-archmixing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.