Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaPavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, PortaPavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de InterioresPavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaPavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: L'Atelier SENZU
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Stijn Bollaert
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACOVA, Pine Plywood, RHEINZINK, Wienerberger
  • L'atelier Senzu: David Dottelonde, Wandrille Marchais, Malo Recoursé, Gabriel Chatel, Capucine Gueguen, Cecile Da Silva
  • Programa: Pavilhão/sala de aula de uso misto
  • Consultor De Estrutura: Sylva Conseil
  • Consultoria De Sustentabilidade: WOR Ingenierie
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, Janela
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Educacional Le Vau, construído em madeira e terra compactada, destaca-se como um projeto exemplar na interseção da arquitetura sustentável e do engajamento comunitário dentro de um complexo escolar no 20º arrondissement de Paris. Concebido como resposta a três desafios críticos, vislumbrando uma arquitetura capaz de considerar tanto a recepção quanto a pedagogia, promove uma conexão entre a escola e seu bairro, e contribui significativamente para o imperativo de descarbonizar as práticas de construção.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, Fachada
© Stijn Bollaert
Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, Porta
© Stijn Bollaert

Esta iniciativa materializou-se através da convergência de esforços institucionais, nomeadamente o programa OASIS e o orçamento participativo da Cidade de Paris, juntamente com as percepções obtidas da dedicada equipe de ensino da escola Le Vau. Reconhecendo um desafio prevalente em persuadir os pais a se engajarem ativamente com a escola, a equipe identificou uma hesitação palpável e desconfiança em relação às instituições educacionais. Em resposta, o pavilhão foi concebido como um espaço transformador para remodelar percepções e criar um ambiente acolhedor.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Imagem 20 de 30
Planta - Térreo

O programa OASIS, dedicado a tornar os pátios escolares mais verdes para combater o calor urbano, desempenhou um papel crucial neste empreendimento. O grupo escolar Le Vau, beneficiário do programa, testemunhou a transformação de espaços vazios em centros vibrantes, apresentando hortas, pomares e áreas de piquenique. Inspirados pelas novas oportunidades de interação, surgiu a ideia, no âmbito do orçamento participativo, de estabelecer um espaço educacional distintivo no pátio da escola.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Interiores, Escada
© Stijn Bollaert

Como arquitetos, nossa tarefa abrangeu uma abordagem holística, abordando a convergência de preocupações diversas: acomodar funcionalidades duplas dentro da arquitetura, fomentar conexões entre a escola e seus arredores, e priorizar a sustentabilidade nos métodos de construção.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Stijn Bollaert
Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Interiores
© Stijn Bollaert

Com geometria, L'Atelier Senzu fundiu essas três considerações e projetou este espaço inovador. A síntese dessas considerações materializou-se na forma de uma sala circular, uma partida das estruturas retangulares convencionais encontradas em instituições educacionais. O design circular facilita arranjos diversos, coletivos e colaborativos, promovendo uma atmosfera igualitária. A fachada inspira-se em carrosséis ou cabanas, e a forma circular rejeita a hierarquia convencional de fachadas principais e secundárias em favor de uma filosofia de design abrangente.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Stijn Bollaert

A escolha da terra compactada como material primário decorre de sua integridade estrutural, propriedades térmicas e apelo estético. Utilizando materiais geosourced, biosourced e descarbonizados, este projeto orgulhosamente reivindica a distinção de ser o primeiro edifício de terra compactada com suporte de carga em Paris.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Imagem 23 de 30
Seção

O pavilhão, com sua forma redonda distintiva, design esteticamente agradável, localização estratégica unindo a rua e o edifício escolar, e seu uso inovador de terra e madeira, surge como um refúgio acolhedor para crianças e pais, uma fonte de inspiração para educadores e uma contribuição tangível para os objetivos climáticos para as gerações futuras.

Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta, Jardim
© Stijn Bollaert

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Le Vau / L'Atelier Senzu" [Le Vau Pavilion / L'Atelier Senzu] 29 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012031/pavilhao-le-vau-latelier-senzu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.