Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de InterioresCasa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de InterioresCasa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Piano Piano Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografías:Milena Villalba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MADENTIA
  • Colaboradores: Maria Luz Gómez, Tatiana Perea
  • Cidade: Valencia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 14 de 21
Axonométrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao abrir a porta fomos recebidos por um espaço estreito e escuro do qual surgia um longo corredor que percorria toda a casa, dando acesso a 5 cômodos: um banheiro, um quarto grande, um quarto pequeno, uma cozinha e uma sala de estar-jantar. Encontramos uma arquitetura monótona com uma pobreza espacial evidente, com a qual o proprietário - apesar de ter morado nela por mais de 10 anos - nos contou nunca ter se acostumado e transmitiu seu desejo de dar personalidade, brilho e calor ao seu lar.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 16 de 21
Planta - Depois

A partir dos 70 m2 da casa e dos requisitos do proprietário, propusemos 3 áreas que fluíssem entre si e que, conforme necessário, pudessem ser utilizadas como um único espaço ou como três espaços independentes: quarto - banheiro, sala multiuso e cozinha-sala de jantar.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 20 de 21
Vista 02

A casa 3x1 é alcançada pela demolição de algumas paredes e pela abertura de outras, resultando em um corredor ambíguo, infinito e iluminado o tempo todo. Esse corredor será uma área de passagem mas também, se o usuário quiser alterar as aberturas dos cômodos, poderá fazer parte de um deles. É precisamente o "não-corredor" o elemento estruturador da livre organização das peças e do percurso entre elas, afastando-nos do corredor estreito e infinito que não tinha outra função além de ser percorrido.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Janela
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 19 de 21
Vista 01

Essa versatilidade do corredor confere tanta potência à intervenção que podemos entender a casa como um grande espaço, um longo corredor que se expande e se contrai, ou como três espaços independentes, o que confere uma flexibilidade total aos percursos.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 17 de 21
Corte 01

A fim de conferir uma estética mais marcante e proporcionar luz e personalidade à intervenção, foram escolhidas três cores como diretrizes tanto organizativas quanto de uso no projeto.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 21 de 21
Vista 03

Antes da reforma, a casa era pintada inteiramente de cinza, seguindo um recurso utilizado pelo proprietário para amenizar a cor cinza das janelas. Juntamente com o piso bege acinzentado fosco e a marcenaria em tons claros, a imagem que apresentava estava longe de ser luminosa; ao contrário.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba
Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Imagem 18 de 21
Cortes 02

Como estratégia oposta, por meio de uma composição de 3 cores que ajudassem a organizar um único espaço subdividido em três, atribuímos cada uma das cores aos elementos de acordo com a intenção nos espaços, podendo assim oferecer pistas de usos e funções de cada um deles.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Milena Villalba

Dessa forma, no projeto, o recurso da cor se torna o mais importante da intervenção, com o objetivo de oferecer ao proprietário um lar onde ele possa acomodar todos os seus pertences de maneira confortável e receber amigos e familiares em uma casa mais adequada a ele do que era antes.

Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Pilar, Ciutat Vella, 46001 Valencia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa 3 em 1 / Piano Piano Studio" [Casa 3 en 1 / Piano Piano Studio] 08 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011757/casa-3-em-1-piano-piano-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.