-
Arquitetos: Garza Camisay Arquitectos
- Área: 498 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Apertura Arquitectónica
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área residencial em um terreno retangular, plano, adjacente a duas residências laterais e um pequeno riacho nos fundos que permitiu o crescimento de grandes árvores ao lado dele. A obra busca aproveitar ao máximo as vistas para elas, enquanto a organização espacial do projeto tem dois objetivos: por um lado, alcançar um grande volume interior que possa capturar a dimensão dessas árvores e, por outro lado, garantir que a maior quantidade de cômodos possível aproveite o contato direto com o lado de fora.
Os dois objetivos são abordados pelo projeto através do máximo aproveitamento da altura permitida para frente e fundo, concentrando o programa nos dois lados com dois níveis, além de um mezanino como um pequeno terceiro nível. Dessa forma, gera-se uma grande área que pode aproveitar a altura completa. Nessa área livre, encontra-se a área social da residência.
Por ser um terreno longo, propõe-se um pátio central que ajuda a iluminar e ventilar cada um dos espaços. Esse elemento central é pensado como um implúvio onde as coberturas inclinadas convergem. A diferença de altura entre o centro e as extremidades da casa norteia a organização dos espaços e as áreas habitáveis são localizadas nas extremidades com alturas simples, duplas e triplas, enquanto as áreas de serviço se aproximam do centro, onde a casa permite apenas dois níveis. A altura máxima para o lado de fora segue o gabarito das construções vizinhas.
A estrutura de concreto mostra a ordem modular, enquanto a repetição equidistante de vigas de madeira no telhado define as dimensões dos espaços internos, assim como os elementos de fechamento na fachada. Por fim, o muro de tijolos é utilizado como limite com o exterior ou divisão interna, sem serem elementos de apoio.