Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaEdifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaEdifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Mais Imagens+ 24

Mais informaçõesMenos informações
Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lukas Drobny

Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto com os arquitetos da HS-Architekten, a MVRDV transformou um antigo prédio de escritórios dos anos 1990 em uma entrada marcante para o Atelier Gardens, em Berlim. Agora em amarelo vibrante, o edifício ganhou um novo telhado verde, um pavilhão de madeira sustentável no topo e um terraço, acessíveis por uma imponente escadaria externa.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Schnepp Renou
Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada, Aço, Corrimão
© Schnepp Renou

HAUS 1 é o segundo projeto concluído pela MVRDV dentro do Atelier Gardens, seguindo a reabertura do TON 1 no ano passado, um estúdio de cinema histórico originalmente construído na década de 1920. Localizado na extremidade sul do Aeroporto Tempelhof de Berlim, o plano diretor transforma o campus dos Berliner Union Film Ateliers (BUFA) como parte de uma visão para expandir a base de usuários do local além dos cineastas, incluindo todos os tipos de "agentes de mudança", como organizações de impacto e indivíduos focados em ativismo climático e justiça social.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Imagem 22 de 29

Enquanto o TON 1 exigiu uma renovação sensível, o HAUS 1 pedia um toque mais arrojado. Originalmente construído em 1997, o prédio de escritórios contribuía pouco para o caráter do campus. Dada sua localização próxima à entrada do Atelier Gardens e uma altura que o torna visível da antiga pista de pouso de Tempelhof, a decisão foi transformar o edifício em uma presença icônica na vizinha Oberlandstraße e um símbolo emblemático da transformação do campus da BUFA.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Lukas Drobny

O sinal mais evidente dessa mudança é a cor do edifício. Antes completamente branco, o edifício agora é totalmente amarelo, destacando o campus tanto de perto quanto de longe. Ao entrar no campus, os visitantes se deparam imediatamente com outro sinal claro: a partir da praça central do Atelier Gardens, uma escadaria amarela em ziguezague, pontilhada com assentos e plataformas de observação que enquadram vistas do Tempelhofer Feld e do horizonte de Berlim, leva diretamente ao telhado do HAUS 1. "Do telhado, é possível contemplar todo o horizonte da paisagem urbana de Berlim, com o Tempelhofer Feld como seu jardim da frente", destaca Van Rijs.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Schnepp Renou
Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Schnepp Renou

O edifício foi ampliado com um pavilhão de madeira composto por módulos pré-fabricados cruzados, utilizando materiais à base de biomassa e acabamentos saudáveis, como um teto de argila. Um telhado verde com plantas nativas completa o telhado recém-acessível, que agora também funciona como coletor de água da chuva, alimentando um abrangente plano de retenção de água implementado no local.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Schnepp Renou

Este paisagismo, novo isolamento do telhado e persianas nas duas fachadas envidraçadas do edifício reduzem o ganho de calor no verão, melhorando a resiliência climática do edifício. O aquecimento de piso em baixa temperatura modera o clima interno nos meses frios. Todas as luzes foram convertidas para sistemas eficientes de LED e os acessórios sanitários são eficientes em termos de água, incluindo vasos sanitários de baixo consumo acionados com água de chuva reutilizada.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores
© Schnepp Renou

Internamente, o HAUS 1 abrigará espaços de trabalho e reunião adaptáveis distribuídos por quatro andares, incluindo a sede do Atelier Gardens e uma cafeteria. Os layouts foram alterados para maximizar a flexibilidade do edifício, simplificando mudanças futuras de uso ou layout e, assim, estendendo a vida útil do edifício.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Iluminação, Cadeira, Viga
© Schnepp Renou

Com foco em reutilizar o máximo da estrutura possível e dar preferência a materiais duráveis, recicláveis, com baixo impacto ambiental sempre que um novo material foi necessário, o HAUS 1 mostra como as transformações de edifícios podem ser eficazes e sustentáveis.

Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten - Fotografia de Exterior, Urbano
© Lukas Drobny

   

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlin, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício HAUS 1 Atelier Gardens / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten" [Atelier Gardens HAUS 1 / MVRDV + Hirschmüller Schindele Architekten] 07 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010581/edificio-haus-1-mvrdv-plus-hirschmuller-schindele-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.