Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Pátio, AidoCasa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Bancada, JanelaCasa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Mesa, VigaCasa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, PortaCasa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 18

Mucugê, Brasil
  • Arquitetura: Danilo Terra, Fernanda Sakano, Juliana Terra, Pedro Tuma
  • Estrutura: Clodoaldo Freitas
  • Interiores: Studio Arkhè
  • Construção: Inaba Engenharia
  • Cidade: Mucugê
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na cidade de Mucugê, cercada pela Serra do Sincorá, esta casa nos proporcionou o privilégio de projetar em um ambiente muito especial, a Chapada Diamantina, no interior do estado da Bahia. O lote está situado em frente a Igreja Matriz de Santa Isabel, na praça de mesmo nome. A cidade conta com um conjunto arquitetônico de 2 igrejas, 300 casas térreas e 10 sobrados tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que aumentou ainda mais nossa responsabilidade sobre o partido a ser adotado e demais decisões de projeto.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela
© Pedro Kok

Na esquina da praça Santa Isabel com frente para a rua Dr. Rodrigues Lima, havia uma pequena casa, do século XIX, lindeira ao passeio. Nos fundos da edificação original um anexo foi erguido posteriormente, ambos se encontravam em estado de conservação precário. Voltados para a praça, um muro de blocos de concreto seguido por um outro de pedras, característico do vocabulário construtivo local, porém demolido e mal reconstruído, completavam o conjunto.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Bancada, Janela
© Pedro Kok

O programa solicitava 4 dormitórios, salas de jantar, estar e cozinha integrados, lavanderia, depósito e uma pequena piscina. Decidimos atuar de forma discreta, dialogando com o conjunto arquitetônico e paisagístico existente, para isso tanto o partido quanto a escolha do sistema estrutural e demais materiais construtivos foram desenhados e especificados seguindo esse caminho.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Mesa, Viga
© Pedro Kok
Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 18 de 23
Planta - Térreo

Para isso o anexo foi demolido, dando lugar a um novo, não mais encostado à construção original, mas com um intervalo espacial e temporal entre eles. Volumetricamente, vedações e coberturas ditam de quando vieram. A construção original, toda branca, com portas e janelas contidas em grandes empenas e cobertura em duas águas no sentido longitudinal ao lote, abriga três dormitórios, evitando assim maiores intervenções das instalações.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta
© Pedro Kok

Na sequência, o volume de conexão em laje em concreto aparente abriga o banheiro da suíte e um “banheiro vestiário”. Por fim, o volume maior, em duas águas no sentido transversal ao lote, voltado para a praça, com vedação de grandes painéis de vidro e veneziana, abriga os demais ambientes do programa.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Viga
© Pedro Kok

Para que fosse possível encostar a nova edificação nas laterais e ao fundo foi necessário realizar um complexo sistema de compatibilização entre as diferentes coberturas, laje em concreto e telhado em duas águas. Uma vez solucionada esta composição a implantação permitiu tanto a ventilação natural cruzada no interior da casa quanto ao nosso objetivo que era o espaço entre a casa e a praça, um pátio interno ao lote, em continuidade ao espaço da praça pública, um pouco mais elevado para assegurar certa privacidade aos moradores e separado apenas pelo muro de pedras original.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Pedro Kok
Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Imagem 20 de 23
Corte A
Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Janela
© Pedro Kok

De acordo com o parecer do IPHAN: “Sob essa perspectiva, entendemos que a intervenção proposta logra harmonizar-se com a edificação existente, bem como com o seu entorno imediato, especialmente, da Praça Santa Isabel. Apesar da edificação nova estar implantada de forma adjacente à edificação principal, o volume novo é facilmente percebido de forma independente, o que garante a leitura arquitetônica da edificação tradicional. Entendemos também que a implantação proposta para a nova edificação é adequada, visto que mantém afastamento em relação à divisa do lote voltada para a Praça e conserva o muro de pedras existente.”

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Pátio, Aido
© Pedro Kok

A viabilidade e qualidade construtiva da edificação somente foi possível devido a atenção e dedicação tanto dos proprietários e família, quanto dos responsáveis pela construção, incansáveis em testes, protótipos e mão na massa.

Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Betina / Terra e Tuma Arquitetos Associados" 17 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010263/casa-betina-terra-e-tuma-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.