Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture

Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCentro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de ExteriorCentro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, CorrimãoCentro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores, VigaCentro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: KSM Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  760
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sreenag BRS
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Akshada Aircom, Aspire Aluminium LTD, Facilini Design Lab, Sreevatsa Stainless Steel
  • Equipe De Projeto: Sriram Ganapathi, Siddarth Money, Akshaya J, Sathish V, Seran S, Mohanraj K, Ragini P
  • Gráfico: Karthik Venkatesh
  • Cidade: Chennai
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sreenag BRS

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de aprendizagem está localizado em um terreno de 540 metros quadrados, a cerca de 300 metros da orla marítima em Besant Nagar, Chennai, Índia. Trata-se de um centro de aprendizagem para crianças de 8 a 16 anos de idade que atua como um espaço de ensino e interação para crianças que são educadas em casa ou que seguem o padrão de "desescolarização", que envolve ensiná-las com base em seus interesses, em vez de um currículo pré-determinado.

Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Sreenag BRS
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Imagem 17 de 27
Matriz de Funções
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Exterior
© Sreenag BRS

O centro de aprendizagem foi projetado como uma coleção de volumes fluidos que proporcionam uma sensação de amplitude e conexão visual. O acesso ao volume é feito por meio de um pátio frontal arborizado com uma série de degraus e uma rampa. Ao entrar no prédio retangular, no centro há um volume semelhante a um átrio, com um anfiteatro à direita e uma galeria à esquerda. 

Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Sreenag BRS
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Imagem 23 de 27
Corte
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Sreenag BRS

Em corte, o volume se abre para o sul, na direção do vento predominante em Chennai. O lado sul do terreno é elevado na forma de um jardim para aproveitar a brisa, ao mesmo tempo em que tira proveito um canal de vento causado pela via estendida para além do terreno. O anfiteatro conecta o espaço de chegada à biblioteca acima como um volume contínuo com vista para o jardim elevado ao sul. O jardim pode ser acessado por um escorregador que começa na biblioteca. Cinco salas de aula são sobrepostas nas laterais do átrio central, e dentro desse átrio há uma escada de metal que se eleva, conectando todos os níveis. No quarto nível, a escada sai do prédio e e se conecta a uma outra escada em espiral que leva até à cafeteria no terraço, a qual se abre para um jardim ao sul.

Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Mesa, Janela
© Sreenag BRS
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Pilar, Corrimão
© Sreenag BRS

Do ponto de vista da sensibilidade climática, as paredes leste e oeste foram projetadas como paredes de cavidade isoladas, com aberturas mínimas. Em contraste, as paredes sul e norte têm janelas operáveis em toda a extensão, permitindo a brisa sul ambiente e são sombreadas por venezianas verticais de alumínio em forma de aerofólios. As paredes leste e oeste possuem uma largura de 400 mm, consistindo de uma parede de cavidade de 300 mm com um preenchimento de XPS de 50 mm de espessura como camada interna, com um painel de fachada de concreto moldado com bambu como uma pele auto sombreada com uma cavidade de ar de 25 mm. 

Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Imagem 13 de 27
© Sreenag BRS
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Imagem 27 de 27
Elevação Oeste
Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture - Fotografia de Interiores
© Sreenag BRS

Esse sistema de isolamento praticamente elimina todo o calor nessas paredes. Há uma sensação de abertura, sem demarcação clara de espaço ou volume - cada ambiente se funde perfeitamente com os jardins. O brilho quente da luz natural cria uma atmosfera alegre, e a sensação de diversão é acentuada pelo uso de cores, com uma brisa natural soprando pelos vários níveis - tudo isso proporciona uma plataforma ideal para a aprendizagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Besant Nagar, Chennai, Tamil Nadu, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Aprendizagem da Quest / KSM Architecture" [Learning Center at Quest / KSM Architecture] 07 Dez 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009912/centro-de-aprendizagem-da-quest-ksm-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.