Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, BalcãoEdifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, CorrimãoEdifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, PortaEdifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, BancadaEdifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Mais Imagens+ 20

Berlim, Alemanha
  • Arquitetos Responsáveis: Jana Richter, Henri Praeger
  • Equipe De Projeto: Philipp Dittus, Andreas Friedel, Tamara Granda, Max Mütsch, Paul Zöll
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Balcão
© Andreas Friedel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ausbauhaus Südkreuz, um projeto habitacional coletivo, é composto por apartamentos de propriedade particular, unidades habitacionais sociais e usos relacionados ao distrito. A fachada, em construção seca e livre de compósitos e o acabamento interno feito de recursos renováveis, garantem a manutenção futura e a desmontagem sem resíduos materiais.

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Armário, Janela, Fachada, Balcão
© Lindsay Webb
Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Andreas Friedel
Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Imagem 22 de 25
Corte

Programa. A iniciativa habitacional coletiva foi premiada com um terreno pequeno em uma competição conceitual organizada pela cidade de Berlim. Os 7 andares fornecem 13 apartamentos de propriedade particular, 3 apartamentos para aluguel subsidiado e 2 usos relacionados ao bairro. Os apartamentos variam de 38 a 130 metros quadrados e são distribuídos em 2 ou 4 unidades por andar. As varandas francesas que se estendem por toda a fachada e as janelas de madeira criam conexões generosas com o exterior. Os apartamentos elegíveis e o térreo orientado para a comunidade foram co-financiados pela iniciativa de construção. O térreo com 4,5 metros de pé-direito abriga um lounge para troca cultural e social e uma sala de treinamento para seminários de startups. O último andar oferece um pequeno apartamento para aluguel temporário e um terraço comum.

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Cerca, Fachada
© Andreas Friedel
Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Imagem 19 de 25
Planta - Térreo

Contexto e conceito. Os prédios construídos hoje não serão mais demolidos ou descartados no futuro, e sim, modernizados e convertidos com consciência dos materiais. Como as circunstâncias podem mudar rapidamente, a conversão "a curto prazo" das unidades é provável e necessária para garantir a vida útil prolongada de um prédio. Portanto, os elementos da estrutura híbrida de madeira e concreto são usados de acordo com seu ciclo de vida: a estrutura de suporte (paredes corta-fogo, lajes, núcleo de circulação) no contexto urbano denso é construída em concreto e garante uma flexibilidade duradoura das unidades sem pilares.

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Porta
© Andreas Friedel

A fachada é uma estrutura de madeira desmontável e ventilada na parte posterior e possui isolamento de fibra de madeira e revestimento de lariço pré-envelhecido. O acabamento interno dos apartamentos, a parte com menor vida útil do empreendimento, é livre de compósitos e feito de materiais renováveis. O piso é baseado em uma estrutura de montagem a seco com um preenchimento nivelador solto de lascas de madeira. As paredes internas com montantes de madeira são projetadas sob medida e revestidas visivelmente com painéis de madeira e argila - uma alternativa ecologicamente válida para paredes secas convencionais - gerando uma alta qualidade de vida.

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Mesa, Escada, Cadeira, Janela, Corrimão
© Andreas Friedel
Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© Andreas Friedel

Construção, materiais e estrutura - Os materiais da fachada e de acabamento foram parafusados, encaixados ou colocados de maneira visível e removível. A maioria das superfícies não recebeu tratamento ou foi finalizada com um esmalte não prejudicial. Essa construção evita compósitos e facilita conversões futuras, modernização ou desmontagem de componentes independentes da estrutura de suporte. Elementos de madeira parafusados podem ser removidos, trabalhados e reinstalados no mesmo ou em outros prédios. Painéis de lã de madeira e o preenchimento solto no piso podem ser removidos e reutilizados também.

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Andreas Friedel

Isso não apenas cria uma valiosa reserva de materiais, mas também, ao longo das décadas, gera uma alternativa mais econômica às construções de compósitos usuais. Construir sem camadas de materiais colados e preenchidos implementa a ideia de reciclabilidade, ou seja, materiais de construção podem ser reutilizados e mantidos em ciclos mais longos possíveis. Além da construção híbrida de madeira e concreto, o projeto alcança o padrão energético KfW 40 (aquecimento a biogás). Caixas de nidificação de pássaros foram integradas à fachada e o telhado verde é usado para apicultura. Janelas e elementos de madeira especialmente projetados proporcionam isolamento acústico em relação à rodovia próxima.

Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Andreas Friedel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Fit-Out / Praeger Richter Architekten" [Fit-Out House / Praeger Richter Architekten] 03 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008914/edificio-fit-out-praeger-richter-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.