Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Armário, Fachada, JanelaEdifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Mais Imagens+ 35

Ubatuba, Brasil
  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artcolor, Concresteel, Coopermax, Estrudena, Estrudena, Madeireira Mato Dentro, Madeireira Mato Dentro, Paycan, Placlux, Placlux, Pormade, Portobello, Projetário, Projetário, Serralheria Bottini, Totalmaster, Totalmaster
  • Equipe De Projeto: Douglas Tolaine, Fernando Vidal, Lara Kaiser, Adriana Barbosa, Fernando Afonso, Tiago Ferrari, Gustavo Masotti, Fátima Oliveira e Renan Kadamoto
  • Incorporação: Atmosfera Incorporadora
  • Consultores Luminotécnico: MaisArq Arquitetura
  • Paisagismo: Cardim Arquitetura Paisagística
  • Estrutura: MRG
  • Fundações: APOIO
  • Elétrica E Hidráulica: SKK
  • Cidade: Ubatuba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Perkins&Will São Paulo escolheu o bambu como o protagonista do edifício Bambu, para a Atmosfera Incorporadora, empreendimento residencial localizado na Praia Grande de Ubatuba, no litoral norte paulista. A fachada é composta por ripas verticais de bambu tratado, que podem ser redesenhadas pelo movimento de brises articulados, tornando-se um elemento vivo e dinâmico e conferindo uma identidade única e em diálogo com o ecossistema local.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

“O bambu funciona muito bem quando aplicado a construções por se adaptar às mais diversas funções e formas em um empreendimento”, explica Fernando Afonso, Project Designer da Perkins&Will São Paulo e um dos responsáveis pelo projeto. Material natural de baixo custo, a espécie cresce intensamente na região, o que reduz o uso de recursos naturais no transporte e manejo, diminuindo a pegada de carbono da construção - um dos compromissos da Perkins&Will com o futuro, e garantindo baixo impacto ambiental.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Aido
© Nelson Kon

Esteticamente agradável e sustentável em relação a outros materiais, o bambu é leve, durável e de crescimento rápido. No Japão, é amplamente utilizado em edificações por sua flexibilidade, permitindo que os edifícios resistam a terremotos e outros eventos naturais. No Brasil, sua adaptabilidade é perfeita para locais com climas quentes e úmidos, como o litorâneo, contribuindo com o conforto térmico.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Com o intuito de destacar ainda mais a escolha pelo bambu, a equipe de arquitetura optou por aplicar um revestimento que remete a cobre esverdeado na fachada, na área de entrada e no espaço da piscina, situada na área comum da cobertura a 20 metros de altura com vista para o oceano. "Recorrendo a diferentes tons de verde e materiais que se transformam com o tempo, envelhecendo com grande beleza, reforçamos a ideia de um bambuzal contemporâneo", explica Douglas Tolaine, Design Principal do estúdio São Paulo da Perkins&Will.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Localizado em um terreno de 1.843m², o Bambu Atmosfera oferece contato constante com a natureza dentro e fora do edifício. A implantação em forma de "U" deu contornos a uma generosa praça central com espécies nativas da Mata Atlântica, conectando ambientes externos e internos ao bioma local. O layout permite ainda que todos os apartamentos tenham vista para o mar. São cinco tipologias de apartamentos com áreas privativas entre 62 m² e 110 m².

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Imagem 33 de 40
Diagrama - Acessos

Nos apartamentos, painéis móveis proporcionam liberdade e autonomia aos moradores, além de proteger os interiores da insolação direta. "Tanto a fachada quanto as generosas varandas com jardineiras em madeira operam como itens de proteção à incidência da luz solar e reafirmam a integração com a paisagem local", completa Tolaine. Passarelas em balanço, guarda-corpos em aço galvanizado a fogo e o emprego de vidros e metais criam contrastes que valorizam ainda mais o diálogo entre elementos diversos.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Armário, Fachada, Janela
© Nelson Kon
Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Imagem 37 de 40
Planta - Pavimento tipo
Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Balcão
© Nelson Kon

Além da opção por uma matéria-prima sustentável, a preocupação ambiental incluiu a instalação de lixeiras específicas para recicláveis e painéis de brises móveis para regular a insolação dentro das unidades, conferindo conforto térmico e diminuindo os usos de iluminação artificial. Foi realizada também a elevação somente do piso térreo para reduzir a necessidade de escavação.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Balcão
© Nelson Kon

O Bambu Atmosfera é o sétimo empreendimento criado pela Perkins&Will São Paulo para a Atmosfera Incorporadora, oferecendo uma experiência prazerosa e surpreendente aos moradores e visitantes ao criar um visual inovador e ao mesmo tempo harmonioso com a paisagem ao redor.

Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Urbano
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Peixes do Mar, 35 - Praia Grande, Ubatuba - SP, 11687-508, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Bambu Atmosfera / Perkins&Will" 11 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008740/edificio-bambu-atmosfera-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.