Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Exterior, JardimRenovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de ExteriorRenovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de InterioresRenovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Interiores, Viga, PilarRenovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: ELSE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  466
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daisy Zhang
  • Arquitetos Responsáveis: Weixi Chen, Zhifei Xu
  • Colaboradores: Kunming Fanya Engineering Design Institute
  • Construção: 安徽宇源建筑装饰有限公司
  • Cliente: Kunming BeiQing Experimental School
  • Cidade: Kun Ming
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Exterior, Jardim
© Daisy Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Kunming, China, o projeto tem como objetivo redefinir a entrada e os limites desta escola. Esta é um colégio interno de 12 anos com aproximadamente 5.000 alunos e professores. O campus está situado em um ambiente urbano típico chinês, cercado por blocos residenciais construídos principalmente no início dos anos 2000. No entanto, como usual, muros separam a escola da comunidade ao redor, criando uma comunidade pequena, voltada para dentro e autossuficiente. Devido a mudanças no uso da terra e reconfiguração de estradas, a entrada principal original não será mais utilizável.

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Exterior
© Daisy Zhang

Portanto, a escola solicitou uma nova entrada principal na entrada na parte posterior e pediu para minimizar o impacto nas instalações existentes. A escola esperava que a nova entrada trouxesse uma identidade arquitetônica que estivesse alinhada com a filosofia da escola: como uma escola privada afiliada a uma das universidades mais antigas e prestigiadas da China, a escola queria incorporar símbolos da arquitetura tradicional chinesa no design, mas, como uma escola experimental, eles também procuram estabelecer um caráter distintivo e inovador.

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Daisy Zhang
Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Imagem 22 de 28
Praça de entrada & Planta do Portão + Elevação

A entrada de trás original do campus fica em uma rua relativamente estreita com o Parque Long Jiang do outro lado da rua, cercado por belas áreas verdes. Os arquitetos utilizam as restrições do local e a relação entre a natureza e a arquitetura e consideram esses elementos como ponto de partida para este projeto. Para acomodar o intenso tráfego de pedestres e veículos na rua relativamente estreita, os arquitetos empurraram os muros 10 metros para dentro, criando uma praça triangular. 

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Interiores, Jardim
© Daisy Zhang

O novo portão está localizado na ponta da praça de entrada, ancorando o espaço e criando uma conexão visual com a ponte pedestre vermelha do outro lado da rua, que continua o eixo existente. A extensão da geometria projetada da nova entrada no solo tornou-se a linha de controle espacial tanto dentro quanto fora do campus. A linha em ziguezague continua a dobrar e transformar em diferentes locais, formando três espaços principais: a praça do portão da escola, a praça de entrada e a área de espera dos pais.

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Exterior, Janela
© Daisy Zhang

Os arquitetos destilaram e traduziram a essência do Portão Chinês tradicional em uma estrutura dobrável simples, mas poderosa. A parede lateral levemente inclinada estende um convite caloroso, imbuindo a entrada do campus com uma sensação de profundidade visual. O telhado inclinado do novo portão molda sutilmente a atmosfera espacial, intensificando a jornada diária de entrar na escola com uma experiência elevada.

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga
© Daisy Zhang
Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Exterior, Jardim, Janela, Viga
© Daisy Zhang
Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Daisy Zhang

As superfícies dobráveis do projeto são feitas de aço corten. A textura única da superfície do material adiciona riqueza e profundidade à forma minimalista, enquanto a mancha enferrujada evoca uma sensação de tempo e harmoniza a renovação do campus com seu ambiente construído circundante. O vermelho não só evoca associações com a arquitetura tradicional chinesa, mas também serve como um ponto focal visual dentro da exuberante vegetação. O forte contraste de cores e a interação de luz e sombra também ressoam com a abundante luz solar e o clima tropical de Kunming. Além disso, o projeto incorpora materiais e métodos de pavimentação tradicionais comumente encontrados em jardins clássicos chineses, como o uso de telhas de telhado tradicionais (como pavimentação no chão), lajes de pedra azul e pedras quebradas pavimentadas irregularmente. Todos os materiais são usados para evocar uma sensação de familiaridade e memória coletiva dos moradores locais. 

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Interiores, Jardim, Pilar
© Daisy Zhang

A área de espera dos pais, adjacente ao portão da escola, foi projetada como um passeio de jardim, dando continuidade à linguagem dobrável dentro do espaço. As linhas dobráveis no plano se estendem desde a entrada principal e se estendem ao longo da fronteira original do campus, proporcionando áreas adicionais para os pais buscarem abrigo do sol e da chuva. Essas dobras criam nichos fechados de tamanhos variados entre o campus e a estrada municipal, promovendo uma sensação de reunião e oferecendo potencial para diversas atividades futuras. Os espaços entre as dobras e os limites do local são transformados em lagoas de plantio adornadas com plantas locais.

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Imagem 24 de 28
Corte da área de espera 01

 Além disso, plantas do cinturão verde do outro lado da rua foram incorporadas ao design, proporcionando uma experiência quase tradicional de jardim para aqueles que caminham pelo corredor. Os arquitetos esperam que esse design atraia os residentes locais para utilizar o espaço para recreação fora do horário de pico da escola, promovendo assim uma relação entre esta escola particular fechada e a vizinhança circundante, apresentando esse espaço público como um presente da escola para a comunidade.

Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE - Fotografia de Exterior, Jardim
© Daisy Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:East Gate of Beiqing Experimental School, Rixin Middle Road, Kunming City, Yunnan Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Renovação dos limites da escola experimental BeiQing/ ELSE" [BeiQing Experimental School Boundary Renovation / ELSE] 20 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1008222/renovacao-dos-limites-da-escola-experimental-beiqing-else> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.