Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, UrbanoNovo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, FachadaNovo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaNovo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Imagem 5 de 47Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Urban Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1029
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR Images
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Shanghai Taishen Trading Co., Ltd, Shanghai Xinlin Building Materials Co., Ltd, Taicang Gold Inlaid Yu Metal Products Co., Ltd, Zhejiang Yuzhe Lighting Co., Ltd
  • Paisagismo: Urban Architecture •UT Youta Planning • Landscape Division
  • Projeto Luminotécnico: AET Lighting Design
  • Arquiteto Responsável: Yang Cui
  • Equipe De Projeto: Xuan Chen、Mei Xu、Peng Wang
  • Desenhos: Urban Architecture
  • Desenvolvimento: Shanghai Baoshan District Gaojing People's governmentClients:, Shanghai Baoshan District Gaojing People's government
  • Cidade: Baoshan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Urbano
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Parque e Centro Cívico de Xangai é um projeto de renovação de um prédio antigo. O projeto está localizado em Gaojing, distrito de Baoshan, Xangai, em uma antiga e abandonada estação ferroviária de carga. Fica adjacente ao Ramal Ferroviário de Beiyang, uma linha férrea que atravessa o centro de Xangai. O local é cortado pelo tráfego de estradas, criando um espaço abandonado e negligenciado na trama urbana.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Jardim
© CreatAR Images
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© CreatAR Images

A lógica da construção. Durante o processo de construção, o prédio antigo precisa ser fechado primeiro. Abstraímos o estado natural da superfície da terra para o espaço inicialmente fechado da pele do prédio, dobrando, torcendo e envolvendo rigorosamente o prédio antigo. A pele é composta por duas interfaces, interna e externa, e durante o processo de rotação, os espaços interno e externo podem ser convertidos um no outro.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Corrimão
© CreatAR Images

Crescimento na terra. O espaço de envolvimento interno formado após o fechamento é a parte sólida de todo o espaço de exposição, a geração da entidade e do parque em um só movimento, o piso de concreto original é quebrado, a partir da superfície natural cresce e se espalha, e a quinta fachada da entidade é a extensão e ampliação da interface do parque, a interface vertical do parque do telhado forma naturalmente a janela de iluminação linear do salão de exposições inferior.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Imagem 33 de 47
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Imagem 38 de 47
Planta

Ligação ao caminho. O caminho do telhado remodela o espaço público do local original, e o caminho penetrante na parte inferior do prédio conecta o espaço urbano fragmentado que foi originalmente cortado pelo prédio, e a nova forma é uma remodelação positiva do espaço público aberto da cidade. O telhado do prédio é projetado com rampas para o norte e para o sul, criando um sistema de transporte tridimensional com foco central no jardim do telhado. Esse sistema conecta o parque urbano, o prédio e a praça da esquina da rua através de transporte vertical.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© CreatAR Images

Quinta fachada. Para transformar o máximo de espaços possível em uma extensão do parque para várias atividades, vemos o telhado da quinta fachada como uma extensão e ampliação da interface do parque em nosso projeto. Essa abordagem tem como objetivo ativar espaços urbanos originalmente subutilizados, criando um local para as pessoas permanecerem e relaxarem.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Imagem 5 de 47
© CreatAR Images
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Espaço de luz. As camadas sobrepostas do telhado embutiram habilmente a claraboia, o espaço da superfície do telhado se torna a área de assentos em declive natural do teatro do jardim do telhado e se torna uma fonte importante de luz no espaço interno de exposições, e as exposições e eventos no futuro espaço interno podem interagir com a luz de diferentes maneiras para formar uma nova experiência espacial.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images

A impressão da cultura. A textura do bambu colide com a memória de concreto da base original, enquanto a pintura artística segue a técnica de tratamento de textura tradicional da fachada de Xangai para adicionar memória emocional ao centro cívico. Os dois materiais de fachada e formas do prédio são perfeitamente combinados para formar um espaço arquitetônico fechado e falar diferentes linguagens arquitetônicas.

Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© CreatAR Images
Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE - Fotografia de Exterior
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gaojingzhen, Baoshan, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Parque e Centro Cívico de Xangai / URBAN ARCHITECTURE" [Shanghai's New Horizon High Land Park & Civic Center / URBAN ARCHITECTURE] 17 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007984/novo-parque-e-centro-civico-de-xangai-urban-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.