Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura

Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimPavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Exterior, PortaPavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Janela, VigaPavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, Janela, VigaPavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  169
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Asín
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus, Hoppe, ICONICO, Industrias ROGO SL, JUNG, MOSO, OBBO, Porcelanosa Grupo, SIMONSWERK North America, Technal, Thermochip
  • Arquitetos Responsáveis: José Baldó de Andrés, José Baldó Sierra
  • Arquiteto: David González Jorrin
  • Engenharia Estrutural: Pentia
  • Construtora: Asis Projects Servicios Integrales SL
  • Ofuro Madeira: Ferrao 1830 wood solutions
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Luis Asín
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Imagem 16 de 21
Planta - Implantação
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Luis Asín

O lugar. O projeto nasce como resposta arquitetônica à construção de um pavilhão para convidados anexo à piscina de uma residência existente no ambiente rural de Cantábria. O terreno se estende com uma leve inclinação descendente para o norte, com a residência, a piscina e o pavilhão na área sul do lote. O clima local adquire um valor fundamental, onde os fortes ventos, a chuva e o sol de verão se tornam protagonistas.

Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim, Pátio, Terraço
© Luis Asín
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Imagem 17 de 21
Planta
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela, Terraço, Pátio
© Luis Asín

O objetivo. O pavilhão pretende ser uma edificação "pool house", criando um diálogo entre arquiteturas diferentes, formando um espaço, com a piscina como elemento central e de união entre a residência existente e o novo pavilhão, onde os materiais naturais ganham especial relevância. A proposta. Nesse contexto, é projetado o pavilhão "GODAI", termo com o qual são conhecidos no Japão os chamados "cinco elementos": terra, água, fogo, vento e vazio. Uma grande cobertura unifica os diferentes usos, os cômodos dialogam com a natureza através da transparência das fachadas, e os tetos interiores são trabalhados como "origami", desvinculando-se do envoltório exterior e personalizando o espaço que formam. 

Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Luis Asín
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Imagem 19 de 21
Planos
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Janela, Viga
© Luis Asín

O bambu se torna o protagonista da obra, buscando o "efeito noz", através de uma pele exterior de bambu negro, escura e robusta, e uma interior de bambu natural, luminosa e acolhedora. A fachada exterior degrada sua opacidade, passando da opacidade total para a transparência. Uma segunda pele de lâminas de bambu enfatiza esse aspecto através de um ritmo na separação entre elas que segue a sequência de Fibonacci. Os revestimentos interiores também são de bambu, tanto em paredes, pisos e tetos, em homenagem aos "washitsu", ou quartos de estilo japonês tradicional. Os tetos se adaptam dobrando-se e desvinculando-se formalmente da cobertura exterior.

Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Luis Asín
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Imagem 18 de 21
Cortes
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Cama, Janela, Viga
© Luis Asín

Sustentabilidade - O pavilhão propõe sistemas passivos de alta eficiência, como a grande cobertura, de proteção solar e pluvial, o sistema de lâminas verticais que permitem privacidade, ventilação cruzada e iluminação sem incidência solar. Mas são os materiais utilizados os que realmente lhe conferem protagonismo, isolamentos naturais como cortiça e lã de rocha mineral, divisórias internas de madeira de pinho local e painéis de OSB reciclados, painéis sanduíche de cobertura de OSB com núcleo de fibras de madeira reciclada, e o bambu, como protagonista da construção, sendo utilizado em pisos, paredes e tetos, tanto internos como externos.

Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Luis Asín

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cantabria, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura" [Pabellón Godai / Baldó Arquitectura] 16 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007982/pavilhao-godai-baldo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.