Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, UrbanoEdifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarEdifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraEdifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Mais Imagens+ 19

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: PSA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12844
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Incorporação: Bolsa de Imóveis
  • Construção: ACRY Construtora
  • Interiores: Patricia Anastassiadis
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Urbano
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., uma das regiões mais nobres de São Paulo, o projeto Casa Leopoldo é um elegante edifício residencial - e de altíssima qualidade construtiva - que é o metro quadrado mais valorizado de São Paulo. Os arredores contam com verdadeiros oásis arborizados, como o Parque do Povo e Parque Ibirapuera, excelente infraestrutura, a exemplo do Shopping JK, escolas renomadas, hospitais de excelência, clubes e transporte público de qualidade.

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nelson Kon

Sem dúvidas, morar no Itaim Bibi é estar bem localizado na cidade, cercado por tudo o que você precisa para desfrutar de uma vida cheia de estilo e comodidade. Dentro deste contexto, temos o fabuloso empreendimento Casa Leopoldo, projeto arquitetônico marcante assinado pela PSA Arquitetura com design de interiores por Anastassiadis Arquitetos. Com área de 1.365m², a torre única concentra apartamentos de três ou quatro suítes, distribuídos em apartamentos que variam de 335m² a 821m². Em relação à tipologia, o programa contempla 1 Maison + 19 aptos Tipo + 1 cobertura triplex. 

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Janela
© Nelson Kon
Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Imagem 20 de 24
Planta
Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Nelson Kon

A princípio, a PSA Arquitetura propôs no térreo uma elegante entrada, marcada por um volume de madeira na guarita com uma moldura de pedra sobreposta que acompanha o acesso ao   lobby. Além disso, a fachada com linguagem contemporânea é marcada por meio de uma pele metálica entramada que remete ao muxarabi – recurso importado da arquitetura árabe que permite delimitar a entrada de ventilação e de luz natural em determinado espaço ou ambiente. “Esta espécie de treliça reveste parte do corpo do edifício e filtra a relação do pavimento térreo com o espaço urbano”, explica o arquiteto Pablo Slemenson. 

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Nelson Kon

A estrutura da Casa Leopoldo é um testemunho da elegância clássica, com traços minimalistas e uma paleta de cores sofisticada que se integra harmoniosamente ao ambiente circundante. O uso inteligente de materiais de alta qualidade, como a pedra, a madeira, o vidro e o tijolinho, concede ao edifício uma atmosfera minimalista e contemporânea. 

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Nelson Kon

Outro ponto de destaque do programa arquitetônico é a distribuição dos espaços que foram cuidadosamente estudados para conferir, somado a amplitude criada pelas grandes aberturas nas fachadas, a exclusividade que uma das ruas mais desejadas de São Paulo demanda. O programa ainda oferece playground, studio fitness (sala de ginástica), piscina externa climatizada, SPA com sauna úmida, ducha, área de descanso, bicicletário localizado no 1º subsolo e quatro vagas de garagem.

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nelson Kon
Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Imagem 22 de 24
Corte
Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Nelson Kon

Vale ressaltar que o projeto Casa Leopoldo carrega muito da identidade projetual da PSA Arquitetura, seja na aposta de matérias-primas naturais, nos espaços generosos ou ainda na magnitude proposta pelas aberturas nas fachadas. “Transparência, ambientes amplos e tijolinhos são características sempre presentes na nossa arquitetura e conectados às linhas retas, criam uma atmosfera acolhedora, traduzindo ao mesmo tempo um conceito sofisticado e atemporal”, revela o arquiteto. 

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Nelson Kon
Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga
© Nelson Kon

O lobby, integrado à área de recepção, tem pé direto de 5m e apresenta um espaço convidativo acentuado por uma parede de pedra que forma um interessante contraponto ao teto trabalhado com ripas de madeira, e as amplas portas de vidro que oferecem permeabilidade visual ao não interromper a vista para as paisagens e espaços externos.  “Buscamos criar por um diálogo único e permanente para dar vida ao programa e isso está presente desde o briefing até a execução do projeto, sempre levando em consideração um pensar arquitetônico singular e em sintonia com o morar dos novos tempos”, encerra o arquiteto. 

Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Leopoldo Couto Magalhães Júnior - Itaim Bibi, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Casa Leopoldo / PSA Arquitetura" 26 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007417/edificio-casa-leopoldo-psa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.