Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio

Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, UrbanoEstação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, FachadaEstação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, FachadaEstação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, FachadaEstação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos Responsáveis: Zhang Ming, Zhang Zi, Chen Bo
  • Equipe De Projeto: Original Design Studio of Tongji Architectural Design (Group) Co., Ltd.
  • Clientes: Hangzhou Binjiang Environmental Development Co., Ltd.
  • Construtora Principal: Hangzhou Xiaohong Construction Environment Group Ltd.
  • Supervisão: Hangzhou Tianheng Investment Construction & Supervision Co., Ltd.
  • Colaboradores : The Achitectural Design&Research Institute of Zhejiang Sci-Tech University Co.Ltd.
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yong Zhang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na margem sul do Rio Qiantang,em Hangzhou, China, a Estação Fengyuan é um paraíso tridimensional para crianças e faz parte do projeto de renovação do espaço público de 12 quilômetros no distrito realizado pelo Original Design Studio of TJAD. Para resolver os problemas das pistas de ciclismo e corrida planas e monótonas, falta de conexão entre o interior da cidade e a área ribeirinha e instalações de serviço limitadas, renovamos sincronicamente o espaço público ao redor da estação de serviços Fengyuan. Na densa floresta, selecionamos o local original de atividades para crianças e o projetamos em conjunto com a nova estação e paisagem.

Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
© Yong Zhang
Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Imagem 16 de 18
Planta
Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior
© Yong Zhang

Criamos ricas relações espaciais por meio de protótipos simples. Por um lado, nos referimos à forma do origami, criamos a configuração básica aninhando as "peças de papel" de 5 unidades em forma de "C". Por outro lado, os beirais dobrados são como pipas leves espalhando suas asas e pairando pelo Rio Qiantang. As 5 unidades em forma de "C" têm diferentes orientações - 3 unidades voltadas para o Rio Qiantang, funcionando como a Livraria Binjiang. As outras 2 unidades voltadas para o interior da cidade, combinando a diferença de elevação do local para formar um café interno e um parquinho infantil externo. A sombra dos beirais oferece um espaço de descanso para as mães.

Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Yong Zhang
Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Imagem 15 de 18
Planta
Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Yong Zhang

Para cumprir o conceito de forma dobrável, o lado interno de cada unidade é feito de chapa de alumínio imitando madeira e o lado externo é feito de chapa de zinco de travamento vertical cinza escuro. O material se estende do piso ao chão. O piso é feito de concreto colorido para definir o limite do espaço e aprimorar a percepção das unidades básicas. Os beirais da estação mostram uma tendência ascendente. Deixamos lacunas no meio de cada bloco, permitindo que diferentes unidades sejam aninhadas. Ao mesmo tempo, a escada e o caminho são abrigados dentro delas, locais onde as pessoas costumam se encontrar.

Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yong Zhang

Para obter uma aparência leve, usamos o método de design de "pilares densos + separação do sistema de resistência à gravidade e força lateral" para controlar o tamanho das colunas estruturais dentro de 200mm. No projeto dos pilares internos, considerando o requisito de leveza e transparência da fachada, usamos uma coluna de aço com um módulo de 1500mm e uma seção mínima (100mmx160mm) como componente vertical, também como esqueleto da fachada, refletindo totalmente o conceito de projeto integrado entre estrutura e pele externa.

Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Urbano
© Yong Zhang
Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Imagem 18 de 18
Corte

A combinação entre os nós esféricos e os pilares cria uma articulação espacial. Foram instalados parafusos anti-tração entre os pilares e as conexões para evitar que a coluna de transporte se solte e eliminar o momento de flexão, de modo que apenas suporte a força axial. Para garantir a estabilidade lateral da estrutura, cabos cruzados são instalados entre os pilares criando também uma aparência concisa. Com base nas condições de atender à relação de esbeltez estrutural e à estabilidade do componente vertical, o diâmetro dos pilares pôde ser reduzido para 194mm.

Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio - Fotografia de Exterior, Orla, Urbano, Costa
© Yong Zhang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Binjiang, Hangzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação de Serviço Fengyuan / TJAD Original Design Studio" [Hangzhou Riverfront Public Space -the Fengyuan Station / TJAD Original Design Studio] 29 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007197/estacao-de-servico-fengyuan-tjad-original-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.