Casa 01 TVN / Saraiva + Associados

Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de ExteriorCasa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, PátioCasa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de InterioresCasa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de ExteriorCasa 01 TVN / Saraiva + Associados - Mais Imagens+ 22

Itacaré, Brasil
  • Arquiteto Líder: Marcelo Montoro
  • Cidade: Itacaré
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em plena paisagem tropical, em Itacaré no Brasil, dissimulada no meio da vegetação surge a Casa 01. Desenhada tendo em atenção as condicionantes ambientais e administrativas do condomínio, garantindo desta forma que a construção não se destacaria na paisagem e deveria, ao mesmo tempo, encaixar num plano paralelo a fim de evitar grandes movimentações de terra.

Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Imagem 23 de 27
Planta Piso 00
Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Pátio
© Fernando Guerra | FG+SG

A paisagem foi a principal motivação deste projeto, ao ponto de exigir da arquitetura a maior redução possível de pilares. O casamento desta preocupação estrutural, com o pequeno declive do terreno, tornou possível que se desfrutassem de vistas panorâmicas fabulosas para o mar em todas as suítes.

Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Os materiais foram pensados em função da relação das exigências ambientais e do próprio uso. Assim, os mais notáveis foram as superfícies ultracompactas, as esquadrias minimalistas e os quartzitos, materiais e soluções específicas para a agressividade do meio local.

A construção foi rigorosa e exigente com os reforços de fundações, protensão, contenções, técnicas especiais de drenagem e impermeabilizações. Além da Casa Mãe, existem mais duas construções auxiliares especiais – o vandário e o bar de praia.

Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

O Vandário (Orquidário) abrigará uma colecção de vandas que são utilizadas na decoração da própria casa. Estimam-se 1500 plantas abrigadas numa estrutura executada em MLC (madeira laminada e colada) de pinus. Tem uma forma geométrica pura, pois é um prisma regular executado na forma de grelha, totalmente préfabricado e montado in-situ.

Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Imagem 25 de 27
Cortes
Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O Bar de Praia, encomendado via da S+A Vietname, foi executado em Bambu e Rattan produzidos, tratados e moldados em formas orgânicas e curvas, posteriormente montados por uma equipa que se deslocou ao Brasil para este efeito. O projeto teve o cuidado de garantir, em diferentes nuances, a privacidade dos seus residentes, uma vez que se trata de um casal com uma família numerosa e que apreciam e cultivam a convivência.

Casa 01 TVN / Saraiva + Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 01 TVN / Saraiva + Associados" 08 Out 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007177/casa-01-tvn-saraiva-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.