Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de ExteriorCasa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores, Pilar, Viga, JanelaCasa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de InterioresCasa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Mais Imagens+ 15

Tapalpa, México
  • Diretor De Projeto: Carlos Ruiz Palomino
  • Colaboradores: Maria José Galindo, Emanuel Goñi
  • Engenharia Estrutural: Cero Motion - Juan Jesús Aguirre
  • Construtora Geral: Rodrigo Santiago
  • Carpintaria: Roberto Rojo
  • Cozinha: Cocinas Kuzzin
  • Cidade: Tapalpa
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 13 de 20
Planta - Situação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa R&R está situada em uma densa floresta de pinheiros. Trata-se da residência principal de uma família, ou seja, não é uma casa de férias, por isso, foi dada atenção especial à forma de relacionar os espaços privados da casa com as áreas 'diurnas' e separar as partes públicas da casa: sala de yoga para 20 pessoas e suíte de hóspedes.

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Exterior
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 14 de 20
Planta

O projeto responde a essas necessidades e também conta com a topografia do terreno e o respeito aos pinheiros do local. O resultado é uma planta em "H", onde o vínculo central é a cozinha/sala de jantar.

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 15 de 20
Corte

O volume mais alongado está localizado na parte alta do terreno e contém as áreas mais públicas: garagem, suíte de hóspedes, sala de yoga e lavanderia. O muro de contenção de 3 metros de altura define esse volume e o isola do restante da casa. Desde a garagem, entra-se em um hall que leva à sala de yoga, lavanderia e escadas que descem para a cozinha/sala de jantar.

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Exterior
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 16 de 20
Corte

Este é o espaço central da casa, uma caixa abstrata de vidro com teto plano que apresenta uma diferença marcante em relação aos outros volumes devido à sua linguagem moderna, transparência clara e acessibilidade. Desde a cozinha, se desce meio nível até a sala de estar, que é dividida em 2 áreas: sala familiar com televisão e uma sala mais formal com lareira a qual faz parte do segundo volume maior da casa e é o mais baixo do terreno.

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 17 de 20
Elevação
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor

Ela é articulada por um corredor que leva aos quartos, cercado por madeira de um lado e janelas altas voltadas para um jardim privado enfatizando a iluminação matinal. Na extremidade final está o quarto principal separado do quarto das crianças por um pequeno pátio. O banheiro está voltado para outro pátio com paredes de madeira a fim de oferecer privacidade e ao mesmo tempo contar com uma área ao ar livre. Na outra extremidade do volume alongado, a sala possui um terraço privado com lareira.

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor
Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Imagem 19 de 20
Elevação

A cozinha/sala de jantar está aberta para o norte, em direção ao jardim privado da casa, flanqueada por um espelho d'água, e ao sul por um terraço descoberto com churrasqueira e uma grande mesa. Os materiais foram mantidos mínimos em todo o projeto: pedra, madeira, aço, vidro e telha escura são os únicos materiais utilizados na casa.

Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Viga
© Fernanda Leonel, Juan Diego Taylor

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto" [Casa R&R / Alvaro Moragrega / arquitecto] 28 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007095/casa-r-and-r-alvaro-moragrega-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.