Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, CozinhaIntervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoIntervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, VigaIntervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Porta, VigaIntervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetas Responsáveis: Maria Donnini, Maria Grifo
  • Arquiteto Técnico: Juan Carlos Rodríguez Segrelles
  • Programa: Intervenção / Reforma
  • Cliente: Privado
  • Ano De Início Da Obra/Projeto: 2020
  • Cidade: Valencia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arcada
© Milena Villalba
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 10 de 21
Axonométrica

"Les pinyes del Cabanyal" é a intervenção em uma residência unifamiliar de dois andares construída em 1924, cuja fachada ornamentada, protegida enquanto patrimônio histórico, ocultava uma planta de apenas 50 m2 e cuja ventilação se dava pela troca de ar entre as aberturas da fachada e uma lareira aos fundos. Ao longo dos anos, ela passou por vários pequenos reparos internos e, na época da encomenda de projeto, estava praticamente abandonada há vários anos.

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Porta, Cadeira, Viga
© Milena Villalba
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 11 de 21
Axonométrica Explodida

Nossa tarefa era intervir sem aumentar o volume e transformá-lo em um edifício com dois apartamentos independentes e um terceiro andar técnico. Em termos de distribuição, estávamos muito limitados pelas dimensões do edifício, principalmente quando tivemos que abrigar uma escada de uso comum para dar acesso aos pavimentos superiores. Por outro lado, o objetivo principal era converter um interior praticamente sem luz natural - na parte de trás havia apenas uma claraboia que introduz luz natural difusa - em uma sucessão de espaços agradáveis e cheios de detalhes.

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Milena Villalba
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 14 de 21
Planta 0.00

Esvaziamos parcialmente o interior, incluindo um único lance de escada com uma inclinação radical, e reforçamos a estrutura existente para poder apoiar uma nova laje de piso no espaço que estava escondido entre o junco e o telhado inclinado. Construímos uma escada nova e confortável para conectar os três pavimentos e funcionar como um espaço acolhedor desde o pequeno hall de entrada até o patamar no andar do sótão. Os dois apartamentos deveriam ser iguais em sua distribuição - um espaço aberto no qual o único cubículo fechado é uma caixa que contém o banheiro sem tocar o teto - mas, a nível espacial e sensorial, queríamos que aparecessem modificações que, embora não fossem grandes intervenções arquitetônicas, tornariam cada andar único e especial.

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela, Escada, Corrimão
© Milena Villalba
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 16 de 21
Planta +4.00

O térreo mantém a laje existente com vigas de madeira e telhas de cerâmica, enquanto no primeiro andar é construída uma nova laje: o primeiro espaço é coberto por uma mista de aço e concreto que deixa a chapa metálica e as vigas de metal visíveis, alterando profundamente a aparência em contraste com a estrutura existente. Enquanto isso, o segundo espaço, acima do banheiro e da cozinha, é coberto por uma laje de madeira alta que desobstrui a percepção volumétrica. O percurso termina no sótão, cuja laje inclinada - a cobertura do edifício - estava anteriormente escondida pelo junco e agora está visível.

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Milena Villalba
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 17 de 21
Planta +7.12

Dentro das possibilidades da norma nos permitia para um edifício protegido, desde o primeiro momento tivemos uma intenção muito clara de diferenciar o existente do novo. Tentamos fazer com que a pré-existência brilhasse sem propor de forma mimética ou fazer com que a intervenção competisse com ela, mas sim harmonizar as duas partes para que pudéssemos reinterpretar o passado com as letras do presente. Na fachada, restauramos a marcenaria que estava em melhores condições (como as portas de entrada) e destacamos os detalhes preciosos das persianas feitas por um marceneiro, restauramos a cor prata tão característica do bairro nas grades da varanda e limpamos as molduras das paredes para revelar a rica decoração.

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Porta, Viga
© Milena Villalba
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 12 de 21
Imagem
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 19 de 21
Corte 01

No interior, recuperamos o piso hidráulico, mas, em vez de substituí-lo da mesma forma que havia sido reparado, o utilizamos no perímetro para remover o peso visual e introduzir luz nas residências, e o substituímos por uma cerâmica clara para o piso. Usamos as cores do ladrilho hidráulico para trabalhar nos projetos de interiores: pintamos o box do banheiro e a madeira da claraboia em bordô e os detalhes do corrimão e do piso da escada em mostarda. Queríamos transferir as formas arredondadas da fachada para o interior: a quebra do piso ao longo da escada, a suavidade do corrimão ou o volume do banheiro como uma peça escultural. Em suma, trata-se de uma reforma em que cada detalhe foi trabalhado com carinho, de forma cuidadosa e delicada, respeitando a pré-existência, mas sem cair no mimetismo, permitindo que ela se destaque pelo contraste.

Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Imagem 21 de 21
Corte 02
Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Intervenção Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio" [Intervención Les pinyes del Cabanyal / Piano Piano Studio] 16 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006908/intervencao-les-pinyes-del-cabanyal-piano-piano-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.