Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, CostaPavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Floresta, JardimPavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Orla, CostaPavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de ExteriorPavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Mais Imagens+ 14

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concón Maderas Impregnadas
  • Fornecedores: Concón Maderas Impregnadas
  • Professor Orientador: Katherine Cáceres, Francisco Calvo, Amaya Glaría
  • Colaboradora: Vivian Muñoz
  • Estudantes: Anas Alhakim, Antonia Figueroa, Antonia Rodriguez Olivares, Benjamin Gaete Zuñiga, Catalina Gonzales, Constanza Aliaga Araya, Constanza Muñoz Lauga, Damian Cruz, Dominique Morales Medina, Elsa Von Mallinckrodt, Esteban Rojas Aguirre, Felipe Di Domenico Jimenez, Fernanda Guardia Silva, Frank Eisermann Luke, Gabriela Oyarzun Salazar, Gonzalo Escudero Burgos, Issabella Castillo Condori, Ivanna Cortes Aguilera, Javier Aravena Garate, Javiera Espinosa Pizarro, Javiera Pereira Bucarey, Josefina Merlo Valdivia, Karina Gaete Garrido, Loreto Ampuero Ureta, Luhana Mora, Mara Strom, Miguel Espinoza Astudillo, Mitchel Oyanedel, Nayeli Gajardo Pardo, Nehemias Muñoz Saavedra, Omar Bello Carvajal, Omara Muga, Paulina Silva Allende, Rodrigo Vicencio, Sebastian Araya, Sofia Francino Quiroz, Tania Casanova Castro, Valentina Figueroa Contreras, Valentina Palma Zamorano
  • Cidade: Valparaíso
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Costa
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 14 de 19
Isométrica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo escritório de arquitetura Dum Dum Lab, com financiamento do concurso de Criação Artística Fondart 2022 e do Departamento de Arquitetura UTFSM, o projeto do Pavilhão 25 teve como premissas projetar um pavilhão interpretativo que permitisse reconhecer os valores ecossistêmicos e paisagísticos do Santuário de Falésias Federico Santa María. Ao mesmo tempo, o experimento comemora os 25 anos do Departamento de Arquitetura da Universidade Técnica Federico Santa María.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Costa
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 15 de 19
Planta

O projeto foi desenvolvido no âmbito de uma experiência acadêmica, pela equipe docente formada por Francisco Calvo, Katherine Cáceres e Amaya Glaría, em conjunto com os alunos do terceiro ano do curso de arquitetura da UTFSM, durante o segundo semestre do ano de 2022.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 16 de 19
Isométrica Explodida

A metodologia da disciplina propôs investigar o desenvolvimento de estratégias projetuais a partir do estudo de sistemas construtivos em madeira, entendidos como nós e tramas vetoriais capazes de serem transformados a partir de uma lógica iterativa de repetição e diferenciação. Originando um conjunto de propostas arquitetônicas integrando as limitações técnicas da madeira e as condições espaciais do uso atual do Santuário.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 17 de 19
Corte

A proposta final, resultado de um concurso interno da disciplina, é caracterizada pela organização radial de 7 treliças de madeira que variam em altura desde um perímetro de 3,50 metros até à seção central que chega a 6,80 metros, buscando coroar um novo ponto de referência dentro do percurso do Santuário. É incorporado um anel de pisos que acompanham o declive do terreno, como degraus para reunir tanto atividades educativas quanto simplesmente paradas para descanso durante passeios recreativos no Parque.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Orla, Costa
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 18 de 19
Elevação Frontal

Os elementos estruturais que compõem as treliças e vigas de piso são projetados em seções de 2x6", enquanto as diagonais que unem as treliças são de 2x3" e o deck das arquibancadas é composto por seções 1,5x5”. Os patamares consistem em fundações pontuais de concreto, com conectores de aço que foram projetados e fabricados no laboratório de materiais do departamento.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Interiores
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 19 de 19
Elevação Lateral

Condicionado por um ambiente de elevado valor paisagístico, o pavilhão está orientado para a orla das falésias, priorizando assim as vistas do Pacífico como local privilegiado para a observação de aves e reconhecimento da flora endêmica. Esse ecossistema pode ser explorado graças à incorporação de ilustrações científicas desenvolvidas pelo biólogo marinho Sol Pacheco, integradas ao pavilhão como uma infraestrutura interpretativa das espécies mais características que habitam o Santuário.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 13 de 19
Imagem alvo

Essa experiência acadêmica permitiu envolver os estudantes em uma iniciativa interdisciplinar, que foi fundamental para a materialização de uma obra que pretende ir além de um elemento arquitetônico na paisagem, como uma infraestrutura pública educativa a partir da qual se promove o valor e a preservação de um ecossistema em extinção.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior, Viga
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM
Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Imagem 12 de 19
Imagem alvo

Para garantir a durabilidade e resistência do Pavilhão 25, especialmente em um ambiente paisagístico extremo típico das falésias do Santuário, trabalhamos em colaboração com Concón Maderas Impregnadas. Isso possibilitou a obtenção de um material ideal para estruturas que estarão em contato direto com o ambiente natural. Esse tratamento da madeira prolonga significativamente a vida útil do pavilhão, reduzindo a necessidade de futuras intervenções de manutenção.

Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM - Fotografia de Exterior
Cortesía de Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Unnamed Road, Valparaíso, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM" [Pabellón 25 / Dum Dum Lab + Departamento de Arquitectura UTFSM] 18 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006837/pavilhao-25-dum-dum-lab-plus-departamento-de-arquitectura-utfsm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.