Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura

Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Prateleira, Viga, JanelaCasa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, JanelaCasa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Mais Imagens+ 16

Parati, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Telha Izaplac
  • Arquiteta Responsável: Kiti Vieira
  • Arquiteta Colaboradora: Camila Rossi
  • Cidade: Parati
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa compacta e ao mesmo tempo ampla, de baixo custo e com conforto, esses foram os desafios para o projeto da casa do Coriscão. Com o mínimo de compartimentação, foi possível harmonizar o que queríamos com as dimensões apropriadas para cada uso. Os materiais foram usados com cálculo preciso, assim como o planejamento da obra que durou três meses. 

Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pedro Napolitano Prata

Os apoios que chegam no solo são de concreto, a casa é suspensa para que se mantenha seca no terreno úmido e local de períodos longos de chuva. Usamos canos de PVC para a fôrma dos pilares da base e as vigas de borda do piso também são de concreto. Os barrotes e assoalho, em madeira, a modulação é de 2,3m X 1,6m para que os barrotes tivessem bitolas reduzidas.  Parte dos apoios do telhado é em madeira e parte em blocos estruturais aparentes, que já fazem os fechamentos dos ambientes. Os blocos são assentados em junta prumo, com a modulação precisa e sem cortes nas peças.  

Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço
© Pedro Napolitano Prata
Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Imagem 17 de 21
Planta
Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, Pia
© Pedro Napolitano Prata
Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Imagem 19 de 21
Corte
Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Prateleira, Viga, Janela
© Pedro Napolitano Prata

O telhado da varanda é mais baixo do que o telhado da casa, para maior proteção em dias de chuva. Os caibros da varanda se apoiam na mesma viga do telhado principal e para o desencontro com os caibros da casa, foram deslocados e usados na diagonal, criando uma triangulação no teto. Os beirais são de todos os lados generosos, as janelas e portas podem ser mantidas abertas em período de chuva, as paredes também se protegem mais, o que é algo indispensável em Paraty. 

Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Coriscão / Kiti Vieira Arquitetura" 26 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005295/casa-coriscao-kiti-vieira-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.