Pavilhão Viveiro / MAIO + Nomadic Studio

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaPavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, ArcadaPavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de ExteriorPavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Jardim, VigaPavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Mais Imagens+ 11

  • Organização: Romanian Order of Architects - Timiș Territorial Branch
  • Cidade: Timișoara
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marius Vasile

O Viveiro -1306 plantas para Timișoara é uma instalação urbana temporária de 10 meses na Praça da Vitória - em Timișoara, Romênia. A estrutura desafia as noções convencionais de desenho urbano ao integrar perfeitamente a vegetação com uma imponente instalação de andaimes. Combinando funcionalidade, sustentabilidade e estética, O Viveiro é um testemunho da coexistência harmoniosa entre a natureza e o ambiente construído.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior
© Marius Vasile

Reimaginando Espaços Urbanos. O Viveiro representa uma ruptura com abordagens arquitetônicas tradicionais. Em vez de limitar áreas verdes a parques ou jardins no nível do solo, a instalação se estende verticalmente, utilizando andaimes como estrutura para inserir a vegetação em terraços. Esse conceito permite a otimização de espaços limitados e incentiva um ambiente urbano mais verde e sustentável.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Imagem 14 de 16

Timișoara, conhecida por seu rico patrimônio arquitetônico, possui uma variedade de estilos, incluindo Barroco, Art Nouveau e Modernismo. Os andaimes, geralmente associados a estruturas temporárias e canteiros de obras, contrastam fortemente com os estilos arquitetônicos permanentes e estabelecidos da cidade. A justaposição entre os modernos andaimes do Viveiro e a arquitetura envolvente suscita um diálogo entre o passado e o futuro, chamando a atenção para a evolução das necessidades e aspirações da cidade e dos seus habitantes.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fachada, Viga
© Laurian Ghinitoiu

Esse contraste também cria uma tensão visual que amplifica a presença tanto do Viveiro quanto da malha arquitetônica existente na praça. A instalação torna-se um ponto focal, atrai a atenção e convida à curiosidade. Sua aparência não convencional desafia noções preconcebidas e estimula conversas sobre a relação entre tradição e inovação no ambiente construído. Esse contraste serve como um lembrete visual da natureza em constante mudança das cidades e sua constante evolução. A estrutura de andaimes do Viveiro simboliza o progresso, a adaptabilidade e o espírito dinâmico do desenvolvimento urbano.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Imagem 16 de 16

Vegetação Vertical para aumentar a biodiversidade. O projeto único do Viveiro incorpora múltiplos níveis de terraços, cada um adornado com uma variedade abundante de vegetação. Essas camadas verdes verticais não apenas melhoram a estética da instalação, mas também fornecem habitats para uma variedade diversa de flora e até mesmo fauna. Ao promover a natureza na paisagem urbana, O Viveiro estimula a biodiversidade e contribui para um ecossistema urbano mais saudável. Além disso, algumas das plantas são comestíveis, promovendo a prática emergente da jardinagem urbana.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Marius Vasile
Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Bianca Azap + Dan Purice

Integração Sustentável. A integração da vegetação ajuda a reduzir o efeito de ilha de calor urbana, mitiga a poluição do ar e melhora a qualidade do ar absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Jardim, Viga
© Bianca Azap + Dan Purice

Reutilização Adaptativa e Flexibilidade. A estrutura de andaimes do Viveiro oferece adaptabilidade e flexibilidade inerentes. Como uma instalação, ela pode ser facilmente desmontada, reconfigurada e realocada, permitindo sua implementação em diversos ambientes urbanos. Essa adaptabilidade está alinhada com a natureza dinâmica das cidades, garantindo que o Viveiro possa potencialmente continuar a servir como um oásis verde, independentemente de sua localização física.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Imagem 15 de 16

Engajamento Comunitário e Bem-estar. Os visitantes do Viveiro têm a oportunidade de "escalar" a estrutura e contemplar a cidade de um ponto de vista único. Esses mirantes criam um senso de admiração e apreciação pelo entorno, oferecendo uma experiência memorável tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Como não há pontos elevados, terraços públicos ou mirantes na cidade, a instalação oferece a chance para o público contemplar os arredores. Cada pavimento proporciona uma nova perspectiva sobre um prédio histórico específico na praça, relacionado a um determinado evento histórico. O último nível se abre para toda a paisagem urbana.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Viga
© Laurian Ghinitoiu
Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Aço
© Laurian Ghinitoiu

O Viveiro transcende seu papel como um mero marco arquitetônico ao se envolver ativamente com a comunidade ao redor. A instalação oferece áreas públicas e de exposição e pontos de encontro social, incentivando a interação social e aumentando o bem-estar dos moradores da cidade. Ao aproximar as pessoas da natureza, o Viveiro promove uma sensação de conexão, relaxamento e revitalização dentro do tecido urbano.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arcada
© Marius Vasile

Além disso, O Viveiro funciona como um local dinâmico para apresentações e atividades relacionadas à arte, promovendo uma cena cultural vibrante em seu ambiente exuberante. Por meio de um aplicativo online fornecido à comunidade, artistas podem propor uma ampla variedade de eventos criativos, incluindo apresentações ao vivo, exposições, workshops e instalações.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Imagem 13 de 16

Esta plataforma interativa permite a infusão contínua de arte no Viveiro, garantindo que os visitantes estejam constantemente envolvidos e inspirados pelas expressões artísticas em evolução dentro do espaço. Ao integrar arte e cultura, o Viveiro torna-se um centro de criatividade e envolvimento da comunidade, enriquecendo a experiência urbana e contribuindo para o tecido cultural da cidade.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Floresta
© Marius Vasile

Enquanto o estilo arquitetônico de Timișoara reflete seu significado histórico e identidade cultural, O Viveiro representa uma ousada ruptura com o tradicional. Ele introduz uma abordagem contemporânea e progressista para o desenho urbano, abraçando sustentabilidade, verticalidade e a integração de espaços verdes. O Viveiro cumpre os princípios da circularidade - após sua desmontagem no final de novembro de 2023, as plantas serão realocadas para as áreas verdes públicas de Timișoara, aumentando ainda mais a vegetação na cidade, e os andaimes alugados serão usados para outros projetos - culturais, de construção ou performáticos.

Pavilhão Viveiro  / MAIO + Nomadic Studio - Fotografia de Exterior, Urbano
© Laurian Ghinitoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Timișoara, Romênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Viveiro / MAIO + Nomadic Studio" [The Nursery Pavilion / MAIO + Nomadic Studio + Studio Peisaj] 14 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005029/pavilhao-viveiro-maio-plus-nomadic-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.