Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de InterioresEdifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Iluminação, CadeiraEdifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, EscadaEdifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de InterioresEdifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Mais Imagens+ 44

  • Arquiteto Líder: Luís Pedro Silva
  • Programa: Escritórios/Serviços
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto ICON Douro situa-se no Porto, junto do nó com maior movimento rodoviário do norte de Portugal. Foi promovido pela Civilria e é a nova sede do Grupo Ageas Portugal. Integra 12.500m2 de área de escritórios, restauração e programas complementares e é acompanhado por um significativo jardim de estatuto privado, com utilização pública, na área empresarial mais importante da cidade, entre a acessibilidade do Sul e a ligação às principais infraestruturas portuária e aeroportuária do norte do país.

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Imagem 37 de 49
Croqui 3
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

A concepção arquitectónica é pensada a 3 níveis: a regeneração urbanística e ambiental, a morfologia e a linguagem arquitectónica do edifício e a qualidade das áreas e ambientes interiores, promovendo a expressão, o conforto e a funcionalidade dos espaços e das actividades de todos os usuários.

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Cadeira, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Imagem 26 de 49
Planta - Pavimento tipo

O primeiro grande benefício do projecto foi a retoma da condição urbana num lugar que degenerara por obsolescência da vocação industrial inicial. Neste novo contexto, o edifício foi concebido segundo uma matriz curvilínea, adoçada à especificidade do movimento e do contexto do nó. A sua horizontalidade é fortemente marcada pelos elementos de sombreamento que se elevam em movimentos opostos, culminando numa cobertura inclinada, que determina a existência do mezanino.

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Iluminação, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Imagem 28 de 49
Corte 2

A opção pelo núcleo central, alongado, aberto e coberto, para além de aumentar a capacidade de interação visual entre os diferentes pisos e desta forma, entre as diferentes apropriações dos utilizadores, pretende aumentar a luminosidade natural nas áreas de escritório, de forma a reduzir o recurso à iluminação artificial. A quantidade excepcional de luz é alcançada com o núcleo porque, no concreto, o número de fachadas é dobrado. O desenho cuidadoso desta grande claraboia central foi tido em conta, de forma a permitir as condições térmicas e de conforto adequadas.

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Imagem 39 de 49
Croqui 5
Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

Para além do betão armado e dos paramentos envidraçados, a utilização de materiais tradicionais da cidade, como o módulo de azulejo cerâmico, destacam-se também, como fatores importantes da intervenção. Além do destacado acesso desde a rua, cuidou-se particularmente da modelação do jardim, abrigando-o da autoestrada, e desfrutando do lado oposto, da presença de um lago que complementa o significado paisagístico e ambiental da intervenção.

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

A preocupação global sobre as melhores opções no contexto actual descarbonização levou a que, em síntese, o conjunto de medidas adoptadas nas diferentes dimensões técnicas do projecto permitiu obter a classificação de Excelente na certificação BREEAM.

Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda - Fotografia de Exterior, Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Francos, Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício ICON Douro / Luís Pedro Silva, arquitecto Lda" 04 Ago 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004726/edificio-icon-douro-luis-pedro-silva-arquitecto-lda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.